As Últimas
Publicidade
15 de mar de 2017
Publicidade 2

Em Friburgo, RJ, Jovens do Aprendiz Legal visitam Viveiro Educandário e contribuem com o projeto

Visita aconteceu no último dia (08) deste mês. Vinte estudantes que participam de diferentes empresas do município puderam ver de perto o trabalho ambiental.
Por: Alex Santos
Na manhã de quarta-feira, 08, um grupo de estudantes do Programa Aprendiz Legal esteve visitando o Projeto Ambiental desenvolvido pela Elas Ecomodas denominado Viveiro Educandário Elas Preservando.
Jovens do Aprendiz Legal no Viveiro Educandário - (Foto: Divulgação/Elas Ecomodas)
Nesta ocasião, os 20 estudantes – que participam diretamente em empresas localizadas na cidade de Nova Friburgo-, puderam ver de perto os materiais reaproveitados na construção do respectivo espaço dedicado ao desenvolvimento da educação ambiental, assim como pneus que foram recolhidos de dentro do principal rio que corta a cidade de Nova Friburgo (Rio Bengalas) e os engradados de bebidas cedidos ao projeto pela Brasil Kirin.
O Viveiro Educandário tem por objetivo reaproveitar materiais para o desenvolvimento de mudas nativas da Mata Atlântica, tendo como base a reutilização de cones de linhas de costura industrial descartados para que sirvam como recipientes para armazenar a terra com a muda.
O objetivo dos idealizadores do Viveiro Educandário, Alex e Adriana Santos, que implantaram o referido espaço ambiental no bairro Cascatinha [que é cercado por rios e matas verdejantes], é permitir que o local sirva como ambiente educacional para escolas públicas e privadas.
“Nossa ideia junto ao Viveiro Educandário é permitir que crianças, jovens e adultos possam ter acesso a esta iniciativa de preservação da natureza, no qual persistimos desde 2010, de modo que estas pessoas sintam-se motivadas a multiplicarem ações em prol de toda esta riqueza natural que Deus nos agraciou para viver” – Diz Adriana Santos, responsável pela área de criação e qualidade da Elas Ecomodas.
Durante a visita dos alunos no Viveiro Educandário, os estudantes puderam colaborar com a respectiva iniciativa ambiental colocando os retalhos de algodão no interior dos cones. Estes retalhos descartados pelas confecções de Nova Friburgo, são reutilizados no projeto como um material capaz de reter a terra dentro do cone de linha – que possui um orifício interno grande –  e que também serve como filtro, deixando escoar o excesso de água. E por ser um tecido 100% algodão, o mesmo se decompõe ao longo do tempo, inclusive colaborando no desenvolvimento da própria muda. Quem também participou deste momento dando a sua mão colaborativa, foi a voluntária do projeto e designe de Moda, Talís.
Viveiro Educandário - (Foto: Divulgação/Elas Ecomodas)
Alguns dos estudantes também puderam conferir de perto o Espaço Minhocário que consiste no reaproveitamento de cascas de frutas e legumes para que sejam transformados em adubo com a ação de minhocas californianas, cujo composto orgânico será usado no cultivo das mudas do Viveiro Educandário.
No final do evento, os alunos, ao lado do professor Ralf Correa Knupp, puderam usufruir das belezas naturais do Parque Municipal Juarez Frotté e realizar o plantio de sementes de girassol próximo ao playground com o auxílio do administrador do parque, Carlos Machado.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Friburgo, RJ, Jovens do Aprendiz Legal visitam Viveiro Educandário e contribuem com o projeto Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias