As Últimas
Publicidade
17 de fev de 2017
Publicidade 2

Senai Espaço da Moda traduz essência do Carnaval carioca em evento aberto à comunidade

Colombinas, pierrôs e melindrosas ganham interpretações criativas nas mãos dos alunos em mais de 30 trabalhos

Por: Redação

Com a proximidade do Carnaval, marcas famosas do cenário da moda carioca se preparam criando linhas exclusivas para foliões exigentes, que vão se esbaldar na avenida, mas sem perder a chance de fazer isso com glamour. Pensando nesse movimento de mercado, o SENAI Espaço da Moda envolveu os alunos no projeto Carnaval Fashion, que na quinta-feira 23 de fevereiro, a partir das 15h, convida a comunidade para mostra, exposição e desfiles que contam a história da festividade mais contagiante do Brasil.
 
Costumomizações vão ganhar espaço especial no evento. (Foto: Divulgação)
Para Marcelo Porto, presidente do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), toda escola de referência em moda tem que entender os conceitos da sociedade e traduzir essa realidade em produto. “O Carnaval é uma das nossas manifestações mais conhecidas no mundo e, de forma talentosa, nossos alunos sempre conseguem imprimir essa identidade no trabalho. É um grande laboratório”, explicou.

“É importante fazer com que, já no processo de aprendizagem, o aluno acompanhe as tendências de mercado, explorando ao máximo seu potencial criativo e de negócio”, explicou Milena Cariello, coordenadora do SENAI Espaço da Moda. A designer de moda reforçou a importância de abrir as portas da escola para comunidade, já que a instituição está inserida em um dos mais importantes polos do setor no país. 

Para falar sobre o tema, os estudantes iniciaram a imersão com o filme “Noel – Poeta da Vila”. A vida carioca, o Rio como uma das grandes capitais do Carnaval serviu de ponto de partida para a execução do projeto. “E a pesquisa não parou por aí, perpassando momentos marcantes do samba, a vida boêmia, a malandragem, o subúrbio e outros bambas. Assim acabamos trazendo mais um grande nome como referência: Cartola”, destacou Milena.

As referências do Carnaval antigo foram revisitadas. Personagens como pierrô, colombina e arlequim foram criados nas versões clássicas e reinterpretados com um olhar atual de moda e tendência. Painéis e manequins vão expor ilustrações e peças customizadas sobre frevo e maracatu, além das máscaras venezianas, conhecidas no mundo inteiro.

Ingrid Hottz, de 20 anos, cursa o técnico em Vestuário e o grupo dela trabalhou com versões da personagem Melindrosa. “Na antiga usamos as pérolas e as franjas tradicionais, na releitura substituímos as franjas por saias de tule em camadas e preparamos um body com 2.500 pérolas de plástico bordadas à mão”, revelou a aluna.

Já o grupo de Cecília Souza, de 17 anos, se inspirou na Colombina antiga, retratando todas as características tradicionais dos vestidos longos cheios de babados. “A personagem é linda e esperta, aparece como empregada de uma dama sofisticada e vive um triângulo amoroso com Arlequim e Pierrô. A proposta foi imprimir na roupa essa personalidade”, narrou a estudante, que fez o dever de casa pesquisando sobre Commedia dell'Arte, um gênero de teatro popular que surgiu na Itália, no século XVI.

Outro grupo, que desta vez ficou responsável pela interpretação estética do filme do Noel Rosa, quis reforçar a mescla entre os estereótipos de vestuário característicos do feminino e masculino. “Meia arrastão, salto alto, com camisa social, suspensório, chapéu e gravata. Tudo com muito brilho para não perder a essência da temporada,” descreveu a aluna Náiad Ribeiro, de 22 anos.

Para quem ficou interessado e quer conhecer o trabalho de perto, a participação é gratuita. O SENAI Espaço da Moda está localizado na Avenida Conselheiro Julius Arp, número 85, no Centro de Nova Friburgo. É possível, também, acompanhar as novidades pelo site www.firjan.com.br e pela página facebook.com/senairio.  Quem quiser, pode ir fantasiado ao evento.


Confira a programação:

1ª fase

15h às 16h – Exposição dos trabalhos dos alunos
Local: hall da entrada
Máscaras de Veneza, Ilustrações de frevo e maracatu e peças customizadas.
               
16h – Desfile
Além de apresentar os looks na passarela os alunos vão explicar o processo de produção e inspiração nas temáticas: Cartola, Noel Rosa, Marchinhas, Pierrô, Colombina, Arlequim, Melindrosa e Carmem Miranda.

2ª fase

18h30 às 19h30 – Exposição dos trabalhos dos alunos
Local: hall da entrada
Máscaras de Veneza, Ilustrações de frevo e maracatu e peças customizadas.

19h30 – Desfile
Além de apresentar os looks na passarela os alunos vão explicar o processo de produção e inspiração nas temáticas: Cartola, Noel Rosa, Marchinhas, Pierrô, Colombina, Arlequim, Melindrosa e Carmem Miranda.

Ingrid Hottz veste a fantasia do grupo, de Melindrosa. (Foto: Divulgação)
Náiad Ribeiro na fantasia do grupo, inspirada no filme de Noel Rosa. (Foto: Divulgação)

Jaqueline Miguel Monteiro encarna a Colombina antiga. (Foto: Divulgação)
Os alunos estão cuidando de todos os detalhes desde a inspiração até o desfile. (Foto: Divulgação)

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Senai Espaço da Moda traduz essência do Carnaval carioca em evento aberto à comunidade Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias