As Últimas
Publicidade
23 de fev de 2017
Publicidade 2

Prefeitos da Região Serrana se reúnem com Coordenação do Sebrae parainiciar ações de políticas públicas voltadas ao Empreendedorismo

Objetivo dos encontros é superar a crise financeira traçando planos e metas em prol do desenvolvimento econômico da região.

Por: Redação

Entre os meses de fevereiro e março, os prefeitos de 12 municípios da Região Serrana receberão a visita da Coordenação Regional - Serrana I do Sebrae/RJ para traçar planos e metas em prol do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do Empreendedorismo. 

Encontro em Sumidouro com secretário da Fazenda Miguel Ângelo Naffah (Camisa azul) e equipe da Vigilância Sanitária. (Foto: Sebrae-RJ/Divulgação)

Durante os encontros, os gestores municipais têm a oportunidade de adquirir conhecimento sobre metodologias e práticas que ajudam a impulsionar e desenvolver a economia local através do estímulo das atividades empreendedoras, ao mesmo tempo em que promovem geração de emprego e distribuição de renda.

A iniciativa já ocorreu em sete municípios incluindo: Sumidouro, Carmo, Santa Maria Madalena, Bom Jardim, Cordeiro, Macuco e Cachoeiras de Macacu. Os encontros aconteceram entre os dias 06 e 22 de fevereiro.

A intenção é que até o final de março as Administrações Municipais de Nova Friburgo, Duas Barras, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes também participem dos encontros.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, essas reuniões com os prefeitos e demais representantes das Administrações Municipais têm como norteador dois objetivos: o primeiro é conhecer os novos gestores, cuja maioria assumiu seus cargos após a última eleição; e iniciar, dar continuidade ou aprimorar as ações que o Sebrae/RJ realizou nos municípios em anos anteriores.

“É muito importante para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que haja uma estratégia ou política pública focada no empreendedorismo, principalmente nos Pequenos Negócios. Para tanto, o Sebrae/RJ sempre busca uma aproximação junto aos prefeitos para que eles entendam nossas ações e se tornem nossos parceiros. 

Com essa iniciativa queremos potencializar as atividades econômicas da região, dando o apoio necessário para que o poder público encontre caminhos para promover o desenvolvimento de seu município através de consultorias técnicas, capacitações, palestras, cursos, workshops, entre outras formas de suporte”, destaca a coordenadora.

Os principais assuntos abordados nos encontros entre o Sebrae/RJ e as Prefeituras Municipais estão diretamente ligados a dois capítulos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 147/2014), considerados de vital importância para promoção do crescimento econômico regional e que devem ser cumpridos:

1 - Desburocratização:

- Que pode ser obtida com a manutenção ou abertura de Sala do Empreendedor nos municípios (ferramenta prevista na LC nº 147/2014) que simplifica, centraliza e desburocratiza toda a metodologia de abertura e encerramento de empresas, evitando que haja uma peregrinação do empreendedor em mais de um local;

- Modernização e redução de custos operacionais (por meio da informatização e implementação de sistemas como o REGIN, da Junta Comercial do Rio de janeiro – JUCERJA – que unifica as etapas de abertura de uma empresa e libera o alvará em modoonline) o que otimiza o tempo de abertura de uma empresa, estimulando ao mesmo tempo a ocorrência de atividades empreendedoras na cidade;

2 - Compras Governamentais:

- Outro capítulo importante que estimula a participação de Pequenos Negócios locais em licitações públicas, fazendo com que o dinheiro fomente as atividades e permaneça na própria região, além de promover maior confiança na relação entre o empresariado e a Gestão Municipal.

Além desses, outros projetos e programas que são realizados, ou recebem apoio do Sebrae/RJ, também foram apresentados aos novos gestores municipais, entre os quais:

- Jovens Empreendedores (que estimula estudantes do Ensino Fundamental e Médio a desenvolver ações de caráter empreendedor nas escolas);

- Rede de Agentes de Desenvolvimento – AD (constituída por servidores nomeados pelos prefeitos para realizarem ações e buscarem alternativas focadas no desenvolvimento econômico local por meio de parcerias com municípios vizinhos e troca de experiências).

Diagnóstico

Nos encontros ocorridos até o momento, a equipe do Sebrae/RJ apresentou um mini diagnóstico aos gestores municipais contendo o número de empresas existentes, a quantidade de formalizações, quantas são microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e grandes empresas. O objetivo foi apresentar o cenário atual do empreendedorismo na região para apontar possíveis melhorias e ações focadas no aprimoramento do quadro econômico local.


Nos seis municípios da Região Serrana já visitados estiveram presentes quatro prefeitos, além dos secretários municipais de Fazenda, Meio Ambiente, representantes da Vigilância Sanitária, Setor de Licitação, entre outros que, pela natureza de suas atividades, estão diretamente envolvidos nas ações desenvolvidas pelo Sebrae/RJ.

Encontro em Sta Maria Madalena com prefeito Beto Verbicário (Camisa verde) - (Foto: Sebrae-RJ/Divulgação)
Encontro em Macuco com o prefeito Bruno Boaretto (camisa social bege) e equipe da Secretaria de Fazenda.
(Foto: Sebrae-RJ/Divulgação)
Encontro em Cordeiro com o prefeito Luciano Ramos Pinto (Camisa vermelha) e equipes da Comissão de Licitação Vigilância Sanitária Secretarias de Administração Industria e Comércio. (Foto: Sebrae-RJ/Divulgação)

Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Prefeitos da Região Serrana se reúnem com Coordenação do Sebrae parainiciar ações de políticas públicas voltadas ao Empreendedorismo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias