As Últimas
Publicidade
23 de dez de 2016
Publicidade 2

Atenção com a pele deve ser redobrada com a chegada do verão.

Com a chegada do verão, devemos ficar atentos aos riscos que o calor excessivo pode provocar à saúde da pele. 
Campanha Dezembro Laranja conscientiza sobre prevenção.


Por: Redação Fri Notícias                         23/12/2016

O verão começou nesta semana, com os riscos que o calor excessivo pode provocar à saúde da pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a campanha Dezembro Laranja para conscientizar sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele. Os dermatologistas listam os problemas mais comuns relacionados ao aumento da oleosidade, à maior produção de suor e ao efeito da exposição solar.


“Podemos citar a brotoeja, as micoses, queimaduras solares, o herpes labial e o bicho geográfico, causado pelo contato com areia de praia contaminada com fezes de cães ou gatos”, diz a médica Luciana Velloso, que é professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). 

A dermatologista dá algumas dicas para a prevenção. “Use sempre filtro solar. Quando for ficar exposto diretamente ao sol, como na praia e na piscina, o ideal é passar antes o protetor em casa e, depois, reaplicar o filtro de duas em duas horas. 

Os filtros com FPS acima de 30 são os mais indicados. É importante evitar a exposição prolongada ao sol no período das 10h às 17h, quando há maior incidência de raios nocivos", completa. 

Os homens também devem se lembrar de passar o filtro nas orelhas, geralmente esquecidas na hora da proteção. Usar chapéus e bonés, óculos escuros, buscar proteção de sombras e evitar exposição ao sol nos horários de pico são outras recomendações.

Para evitar as brotoejas, Luciana Velloso sugere ficar em locais mais frescos e usar roupas leves. “Quanto ao bicho geográfico, é preciso evitar contato com areia que possa estar contaminada com fezes de cães e gatos. 

Por sua vez, os fungos, que são os microrganismos que causam as micoses, crescem mais em locais úmidos e abafados. Então é importante manter as dobras corporais, como virilha, axila e o espaço entre os dedos bem secas,” diz a professora.

Para compensar a perda de líquidos com o suor, ela destaca a importância da ingestão de grande quantidade de líquidos. “Já após o manuseio de frutas cítricas, não se deve expor a pele ao sol, pois o ato causa manchas, a chamada fitofotodermatose”, frisa a professora da FMP/Fase. 
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Atenção com a pele deve ser redobrada com a chegada do verão. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias