As Últimas
Publicidade
14 de dez de 2016
Publicidade 2

Em Nova Friburgo, RJ, agentes são contratados para combate à dengue

A cidade teve mais de 5 mil casos da doença confirmados este ano. O objetivo é ajudar a diminuir focos do mosquito.
 
Por: Nova Friburgo AM

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou a contratação de 51 novos agentes epidemiológicos para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Atualmente, o município conta com apenas com 34 agentes. 
 
Foto: Divulgação
Os novos funcionários serão contratados através da lei municipal 4530 aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores e publicada no dia 1º de dezembro.
 
Os agentes estão autorizados a atuarem até 15 de maio de 2017, mas esse prazo pode ser prorrogado. Segundo a prefeitura, os agentes serão contratados através de processo seletivo simplificado (através da análise de currículos) e, após passarem por um treinamento específico, serão convocados.
 
Atualmente, as equipes de combate à endemias trabalham em um dos locais que apresenta a maior incidência do mosquito, o bairro Bela Vista.
 
Logo depois, seguirão para Olaria. 
 
O trabalho de combate ao mosquito acontece diariamente em postos estratégicos, como cemitérios e ferros velhos. 
 
No balanço parcial de casos, segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, o número de notificações de dengue em 2015 foram 494 e 180 casos confirmados.
 
Já no ano de 2016: 9094 casos notificados, e 5.921 confirmados.
 
O número de notificações de Zika em 2016 foram de 108 casos, e apenas 26 confirmados em não gestantes e 7 em gestantes.
 
No balanço parcial de Chikungunya em 2015, nenhum caso foi registrado e já em 2016, 16 casos notificados e 0 casos confirmados.
 
Ficou agendada para o dia 20 de dezembro a próxima reunião sobre as medidas para o combate ao mosquito e a contratação de novos agentes.
 
Em caso de dúvidas, solicitações de vistorias e denúncias, a população pode ligar para a Divisão de Saúde Ambiental pelo número (22) 2543-6292. 
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Nova Friburgo, RJ, agentes são contratados para combate à dengue Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias