As Últimas
Publicidade
20 de jun de 2016
Publicidade 2

Pais protestam contra situação de escola e transporte em Friburgo, RJ

Escola Juscelino Kubitschek está fechada há 10 meses.
Acidente com ônibus escolar é uma das motivações para o ato.




Por: Juliana Scarini | Do: G1 Região Serrana

Pais de alunos da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, no bairro Varginha, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, realizaram na manhã desta segunda-feira (20) uma manifestação contra o abandono da unidade e as más condições dos ônibus escolares. Segundo os pais, há dez meses a escola está fechada e os alunos estão estudando em outros colégios municipais. Durante o protesto, os pais fecharam a Rua Leonino Dutra. A motivação para a manifestação foi o acidente envolvendo um ônibus na última sexta-feira (17).

Pais impediram saída dos ônibus escolares e fecharam rua (Foto: Fernando Moraes / Inter TV)

De acordo com Marcela Barbosa, mãe de uma aluna de 12 anos, os alunos não irão estudar até que a Prefeitura apresente uma solução. O maior problema apontado pelos pais são os ônibus escolares que fazem o transporte do bairro Varginha até o antigo colégio Cêfel, no Paissandu, para onde as crianças foram transferidas com o fechamento da unidade escolar. Eles alegam que não há segurança para os estudantes.

"As pessoas precisam estudar, mas ninguém vai até que a Prefeitura se manifeste. Há um ano eles disseram que iam construir uma nova escola e até agora nada", afirmou Marcela.

Segundo Liliam Silva Gomes, moradora do bairro, o colégio está abandonado. “A escola virou o parque de diversões do mosquito da dengue, está completamente abandonada. A Prefeitura ficou de fazer uma obra ou construir uma nova unidade no terreno do lado, mas até hoje não tem licitação”, disse, lembrando que a Juscelino Kubitschek atendia alunos Varginha, Alto Mozer e Nova Suíça.

Na última sexta-feira (17), um dos ônibus que faz o transporte dos alunos sofreu um acidente no viaduto Jeremias de Mattos Fontes, próximo ao Sanatório Naval. O coletivo bateu em um muro e cinco crianças, com idades entre 11 e 12 anos, ficaram feridas.

"O que falaram é que a direção do ônibus quebrou. Os ônibus são muito ruins mesmo", afirmou Liliam.

Em nota, a Prefeitura informou que os alunos estão no Colégio Cêfel desde agosto, quando a antiga sede do JK foi fechada por orientação da Defesa Civil, que determinou que o imóvel fosse desocupado.

"Naquele espaço não há nenhuma intervenção atualmente, pois a secretaria desapropriou três terrenos para construir uma nova sede, maior, melhor, com mais vagas", diz a nota, acrescentando que o novo projeto já foi orçado e a licitação da obra será feita em breve. A previsão é que a construção leve um ano para ficar pronta.

"Sobre a segurança dos alunos, a secretaria vai reforçar a cobrança à empresa prestadora do serviço de transporte escolar, que os motoristas andem com cautela, que todas as vistorias estejam em dia e os cintos de segurança dos passageiros estejam em perfeitas condições", afirmou a secretaria de Educação.




Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Pais protestam contra situação de escola e transporte em Friburgo, RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias