As Últimas
Publicidade
13 de jun de 2016
Publicidade 2

Friburgo, RJ, pode ter novo recorde de frio nesta madrugada.

Temperatura pode chegar a zero grau nesta madrugada e a sensação térmica pode chegar aos incríveis -7° graus negativos.

Foto: Divulgação
Segundo o Clima tempo, temperatura pode chegar a zero grau nesta próxima madrugada de terça-feira (14), quebrando os últimos recordes de frio do dia (02) de maio desse ano em que fez 4,2°C na região de Salinas(bairro onde fica a estação meteorológica do Inmet na cidade), e os 3° graus registrados nesta manhã de segunda  (13).

Pode fazer apenas 1°C no centro, no Pico da Caledônia a temperatura pode chegar a -5°C nas primeiras horas do dia na parte mais alta, provavelmente aos arredores da montanha a geada será de forte intensidade, e a sensação térmica pode chegar aos incríveis -7°C.

Vale lembrar que as temperaturas no alto do Caledônia costuma ser de 5 a 6°C a menos que o centro.
Estava previsto que essas temperaturas começasse a partir deste último domingo com previsão de 3°C no centro e 1°C em Salinas, entretanto com as nuvens durante a noite sobre a cidade impediram que as temperaturas caísse de forma mais rigorosa na cidade, a mínima oficial foi 5°C em Salinas nesse último domingo por causa das nuvens(nebulosidade), embora, segundo o Clima tempo,  um termômetro de rua no centro tenha registrado entre 3°C a 4°C e até zero grau hoje pela manhã, sendo que hoje 13/06 a temperatura oficial foi de 4,5°C com geada, é provável que esteja desregulado o termômetro do centro.

As nuvens contribuem para tornar a temperatura do ar mais amena, como se fosse uma capa. Fazendo com que os valores mínimos não desçam tanto durante a noite, mas também que os valores máximos não subam tanto durante o dia.

Este efeito amenizador verifica-se porque, durante o dia, quando o céu está nublado, parte dos raios solares são refletidos pelo topo das nuvens, não chegando a atingir a superfície terrestre. Deste modo, como a quantidade de energia absorvida é menor, a temperatura não sobe tanto.Como parte da energia emitida pela Terra durante noites de céu encoberto não se perde para o exterior da atmosfera, a temperatura não diminui tanto, o que faz com que, regra geral, as noites de céu encoberto sejam menos frias que as de céu limpo ou seja nuvens durante a noite funciona como um coberto natural, porem não podemos descartar que nos últimos dias já possa ter tido o fenômeno de forma fraca nas montanhas altas da cidade.

A geada é a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta devido à queda de temperatura. A principal causa da formação de geada é a advecção de massa de ar polar.

Relógio chegou marcar zero grau na manhã desta segunda (13)
Foto: Angélica Sanglard/VC no FN
A geada é produzida quando a superfície terrestre perde muita energia para o espaço devido à ausência de nuvens; devido a isso a camada da atmosfera que está em contato com a superfície e possui alguma umidade, condensa sobre o solo com o gradual arrefecimento ou diminuição da temperatura (ver "Ponto de orvalho") e congela quando a temperatura desce abaixo dos 4°C. Se o céu não ficar nublado nesta próxima madrugada de terça-feira provavelmente essas mínimas se confirmaram e teremos geada em vários pontos da cidade e se tornando-se a madrugada mais fria do ano ate agora, a previsão é de céu mais limpo porem tem chances de ficar nublado, a previsão também prevê que a temperatura começa a subir a partir desta quarta-feira no Estado.

É recomendável quem for ao Pico da Caledônia durante essa próxima madrugada para apreciar geada leve muitos agasalhos por causa do frio extremo pois caso contrario o individuo sofrer risco de hipotermia.




Por: Climatempo


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Friburgo, RJ, pode ter novo recorde de frio nesta madrugada. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias