As Últimas
Publicidade
17 de jun de 2016
Publicidade 2

Cachaças da Serra são destaque em espaço gastronômico no Rio

Bebidas são apresentadas no 'Rio Moda Rio' até sábado (18).
Empresas de Friburgo, Carmo e Petrópolis apresentam seus produtos.




Produtos artesanais da Região Serrana do Rio são destaque no espaço gastronômico do evento "Rio Moda Rio", que acontece até este sábado (18) no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. A Cachaça Fazenda Soledade, de Nova Friburgo, a Cachaça DuVale, de Petrópolis, e a Cachaça da Quinta, de Carmo, participam do evento que tem o objetivo de retomar a vocação da capital carioca para a moda.

Cachaças da Serra do Rio são destaque no evento (Foto: Renata Mello / Firjan)

Além de expor os destilados premiados no espaço gastronômico, as empresas podem comercializar os produtos e fazer negócios.

A Cachaça Fazenda Soledade vai levar três tipos de cachaça: pura, ipê e jequitibá. O destaque é a cachaça pura, que em abril de 2016 ganhou medalha de duplo ouro em um concurso mundial de destilados realizado em São Francisco com a participação de mais de 1.800 empresas. A indústria exporta cerca de 50% da sua produção para países como Alemanha, Estados Unidos, Suíça, Japão e Itália.

No mercado desde 1923, a Cachaça da Quinta, do município do Carmo, leva as cachaças branca, de carvalho e a amburana para o estande do Senai no Rio Moda Rio. A bebida carmense é o primeiro destilado brasileiro condecorado com a Grand Gold Medal, em duas décadas do consagrado Concours Mondial de Bruxelles durante o Spirits Selection 2013. A honraria é concedida às melhores bebidas do mundo.

O Alambique DuVale, instalado no Vale das Videiras, em Petrópolis, vai apresentar cachaças envelhecidas em carvalho americano, carvalho francês e a tradicional “branquinha”. Segundo o empresário José Eduardo Carvalho, estar presentar no Rio Moda Rio é uma boa forma de expandir mercados e negócios.

“É uma interessante forma de expor o produto do interior do estado. A cachaça vem ganhando espaço como bebida sofisticada, de qualidade, sendo apreciada por públicos diversos”, afirmou.

No mercado desde 2010, a empresa se destaca por suas instalações modernas, pelo controle de qualidade e higiene, mantendo a tradição das chamadas cachaças de alambique. O reconhecimento está na medalha de prata conquistada durante a Expocachaça, realizada na última semana, em Belo Horizonte. A produção de 40 mil litros/ano começa a ganhar espaço também no exterior com a entrada nos mercados dos Estados Unidos e Portugal.

Mais que uma semana de moda, o Rio Moda Rio tem como meta alavancar o crescimento da economia criativa do estado. O movimento que tem como principal parceiro o Sistema Firjan.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cachaças da Serra são destaque em espaço gastronômico no Rio Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias