As Últimas
Publicidade
12 de mai de 2016
Publicidade 2

Defesa Civil de Friburgo, RJ, teme ter que assumir despesas com sirenes

Estado pode deixar de arcar com despesa de manutenção no município.
Cidade está fazendo cotação com empresas, caso contrato não se renove.


Do G1 Região Serrana | Com informações da InterTV

Desde que o governo estadual anunciou que deixaria de arcar com as despesas de manutenção dos sistemas de alerta e alarme em várias cidades do estado, a Defesa Civil de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vem estudando uma forma de manter o serviço. O município não está incluído na lista das cidades que perderão o benefício, mas o contrato com a empresa responsável pelo serviço termina em setembro deste ano.

Foto: Divulgação/Rogério Santana

Nesta quarta-feira (11), por exemplo, não chegou a chover tão forte na cidade, mas os moradores das áreas de risco já ficaram apreensivos e afirmam que o equipamento é importante quando a chuva está acima do normal. “As sirenes salvam vidas. No final de 2011 ela acionou e ajudou muito”, afirmou Rosilene da Silva, integrante do Núcleo de Defesa Civil Comunitária (Nudec) do bairro Duas Pedras.

Na cidade estão instaladas 35 sirenes em 21 comunidades e o trabalho de manutenção dos equipamentos é todo pago pelo Estado. Preocupada com a possibilidade do contrato não ser renovado, a Defesa Civil já está fazendo cotações nos preços, pra saber se terá condições de arcar com a despesa.

“Já fizemos cotação com duas ou três empresas e estamos aguardando para saber se vamos poder arcar com isso”, disse Robson Teixeira, subsecretário de Defesa Civil.

Em nota, o Governo do Estado informou que, após o término, em setembro, o contrato com a empresa que atua em Nova Friburgo pode ser renovado anualmente até 2018, mas não disse se isso vai acontecer este ano. A empresa também é responsável pelas sirenes em Petrópolis,Teresópolis e Bom Jardim e o custo mensal de manutenção nestas quatro cidades é de  R$ 129 mil.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Defesa Civil de Friburgo, RJ, teme ter que assumir despesas com sirenes Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias