As Últimas
Publicidade
2 de mai de 2016
Publicidade 2

Cachoeiras de Macacu, RJ, tem sirenes de alerta desligadas.

Cidade tem 8 sirenes de alerta de chuvas; 600 famílias são atendidas.
Contrato do Estado com empresa responsável expirou em 25 de abril. Sirenes podem continuar funcionando se prefeitura pagar. Outras 11 cidades do RJ também também foram cortadas.


Por: G1 Região Serrana com informações do G1 Rio de Janeiro

Sistema de alerta toca em caso de emergência
em temporais (Foto: Inter TV/Reprodução)
A Defesa Civil Municipal de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana do Rio, enviou nesta segunda-feira (2) à Prefeitura um ofício para definir se o funcionamento do sistema de sirenes de alerta será mantido. A decisão será necessária após o anúncio de que o contrato da Tecal Engenharia com o estado expirou e o processo de licitação para a manutenção dos serviços foi interrompido.

A Defesa Civil de Macacu confirmou que a empresa responsável pelas sirenes - que ficam em oito áreas vulneráveis a efeitos de temporais com risco de deslizamento de terra e de pedra e desabamentos - não irá mais realizar a manutenção do sistema. Cerca de 600 famílias são atendidas pelos sinais sonoros.

De acordo com a Defesa Civil de Macacu, a manutenção, a partir de agora, pode passar a ser custeada pelo município, mas isso ainda não foi definido. A cidade realiza simulações com os moradores de dois em dois meses. Apesar do cancelamento do contrato as sirenes continuam funcionando, ainda segundo a Defesa Civil.

Estado propõe comodato
A Secretaria de Defesa Civil do Estado informou que a manutenção das sirenes foi suspensa em 25 de abril e que foi proposto aos municípios um comodato, no qual as próprias prefeituras assumam a manutenção e operação do sistema. Os equipamentos pertencem ao estado e não serão removidos.

A secretaria informou ainda que o serviço de alerta e prevenção continua sendo realizado pelo SMS disponibilizado gratuitamente pelo governo do estado. Os órgãos de Defesa Civil dos municípios cadastram a população que, em caso de necessidade, recebe o aviso de risco por mensagem.

Outras 11 cidades também foram desligados os sistemas de alerta em Niterói, São Gonçalo, Angra dos Reis, Mangaratiba, Duque de Caxias, São João de MeritiQueimadosMagéBarra do PiraíAreal e Barra Mansa . Segundo Matta, os municípios com mais sirenes de alerta são Niterói (30), Angra dos Reis (25) e Duque de Caxias (18).

Nos outros municípios da Região Serrana (Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim), o sistema continua funcionando.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cachoeiras de Macacu, RJ, tem sirenes de alerta desligadas. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias