As Últimas
Publicidade
17 de out de 2015
Publicidade 2

Prefeitura de Friburgo, RJ, quer que o Estado assuma a UPA da cidade

Município alega dificuldades financeiras para gerir a unidade.
Hospital e UPA de Friburgo atendem a outras cidades da região.


A Prefeitura de Nova Friburgo, região Serrana do Rio, protocolou junto ao Governo Estadual e órgãos federais o ofício número 536/2015 que prevê a devolução da gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para a administração estadual, a partir de 1º de janeiro de 2016. Segundo o município, esta atitude é necessária diante das dificuldades financeiras que a cidade está passando para manter a unidade em funcionamento, levando em consideração a falta de repasses feitos pelo Estado e pela unidade receber pacientes de 13 municípios vizinhos, além de Nova Friburgo.


Foto: Divulgação

Além deste cenário, no dia 15 de setembro, a Prefeitura recebeu a notificação do Ministério Público do Trabalho para o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê o afastamento da Organização Social que administra a UPA.

"Neste sentido, o município não possui condições de absorver os profissionais que ali trabalham haja vista o gasto com pessoal, que é previsto na lei de responsabilidade fiscal, se encontrar acima do limite prudencial e tampouco há tempo hábil para realização de um concurso público neste curto período", disse trecho do material enviado à imprensa.

Segundo a prefeitura, o Governo do Estado já entrou em contato para marcar uma reunião e discutir o caso. 


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Prefeitura de Friburgo, RJ, quer que o Estado assuma a UPA da cidade Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias