As Últimas
Publicidade
19 de out de 2015
Publicidade 2

Parque Nacional reabre depois de dois dias fechado por falta de água

Chuva do fim de semana elevou nível dos rios em Teresópolis, no RJ.
Espaço fechou pela primeira vez em quase 76 anos devido à estiagem.


Parque tem quase 76 anos e pela primeira vez fechou
suas portas por falta d'água (Foto: Divulgação)
Após dois dias fechado, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) em Teresópolis, Região Serrana do Rio, reabriu nesta segunda-feira (19). O espaço fechou no sábado (17) e a previsão era de que continuasse sem receber visitantes até a quinta (22). Segundo a gestão do parque, a chuva do fim de semana ajudou a elevar o nível dos rios e já há água para os banheiros, manutenção do centro de visitação e bebedouro. A previsão é que, até esta terça-feira (20), a piscina natural esteja cheia novamente.

A medida de fechamento da sede foi tomada em função do longo período de estiagem, mas, nesta segunda, o Parnaso já recebeu visitantes e excursão de colégios. Apesar disso, de acordo com informações do parque, o nível dos rios ainda não está próximo do ideal e ainda há possibilidade do espaço fechar novamente, caso a situação volte a ficar crítica. No sábado (17), foi a primeira vez que o Parnaso fechou em quase 76 anos de história.

Sobre o parque
Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – Parna Itatiaia (1937) e Parna Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece diversas opções de lazer, como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.

O parque possui três sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infraestrutura.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Parque Nacional reabre depois de dois dias fechado por falta de água Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias