As Últimas
Publicidade
13 de out de 2015
Publicidade 2

Greve dos bancários fecha mais de 80 agências nesta terça-feira na Serra

Em Petrópolis, RJ, bancos privados fazem revezamento na paralisação.
Adesão é total em Teresópolis e Friburgo desde o dia 6 de outubro.



Em Petrópolis, os bancos privados fazem
revezamento (Foto: Inter TV/Rogério de Paula)
Mais de 80 agências bancárias estão fechadas nesta terça-feira (13) nas cidades da Região Serrana do Rio, quando a greve completa uma semana, sendo o quinto dia útil da paralisação. Em Petrópolis, as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, quatro de cada, permanecem fechadas desde o início da greve, no último dia 6 de setembro. Já as instituições privadas fazem revezamento no fechamento das 29 agências. Nesta terça, o banco HSBC (2) e Santanter (5) estão fechados para o atendimento ao público com cerca de 380 bancários de braços cruzados.

De acordo com o presidente do sindicato que representa a categoria, Marcos Alvarenga, Petrópolis conta com 37 agências bancárias com cerca de 700 funcionários. Além da Cidade Imperial, o sindicato representa também o município de São José do Vale do Rio Preto, que não aderiu à paralisação. A cidade conta apenas com três agências – do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú – com menos de 40 bancários.

Em Teresópolis, as 15 agências dos bancos Itaú (4), Bradesco (3), Santander (3 e um posto de atendimento), HSBC (uma agência e um posto de atendimento), Caixa Econômica Federal (2) e Banco do Brasil (2) estão fechadas desde o início da greve. Segundo o presidente do sindicato, Aluízio Mana, são cerca de 280 bancários parados.

Já em Nova Friburgo, os cerca de 500 bancários das 21 agências aderiram à greve desde o dia 6. Segundo o presidente do sindicato que representa os funcionários da cidade e outros 11 municípios, Max Bezerra, além de Friburgo, as agências de Cachoeiras de Macacu (5) e Bom Jardim (4) também estão sem funcionar desde o primeiro dia da paralisação.

Ainda de acordo com o presidente, as agências do Banco do Brasil em Sumidouro e Macuco fecharam nesta terça, além de quatro agências em Cordeiro e quatro em Cantagalo. Os bancos nas cidades de Duas Barras, Carmo, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena também estão sem funcionar nesta terça. As 11 cidades atendidas pelo sindicato de Friburgo concentram aproximadamente 750 bancários, segundo Max Bezerra.

A categoria reivindica reajuste de 16%, sendo 5,7% de aumento real em cima da inflação. Na pauta com mais de 50 minutas, a classe também pede mais contratações, o fim do assédio moral por causa da cobrança de metas abusivas que levam ao assédio e ao adoecimento dos funcionários, segundo os bancários, entre outros pedidos.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Greve dos bancários fecha mais de 80 agências nesta terça-feira na Serra Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias