As Últimas
Publicidade
4 de set de 2015
Publicidade 2

Encontro da Mulher Rural reúne mais de 500 participantes em Friburgo, RJ

Evento aconteceu no Country Clube até às 17h.
Mulheres participaram de palestras sobre vários temas.


Até às 17h desta sexta-feira (4), Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, recebeu o 24º Encontro da Mulher Rural. O evento começou às 8h e está reunindo mais 500 mulheres que trabalham na zona rural da cidade. Elas estão participando de palestras com temas voltados para saúde, regularização de terras, economia e aposentadoria. 

Mulheres trabalham na zona rural da cidade (Foto: Fernando Moraes/InterTv)

Friburgo possui uma diversificada atividade agrícola, com destaque para a produção de hortaliças, olerícolas, frutas, flores e uma expressiva produção de trutas. Com relação às hortaliças e olerícolas - verduras e legumes, o destaque fica para o plantio de alface e salsa durante todo o ano. No inverno destaca-se a couve-flor e, no verão, o tomate.

O município também é referência na produção de flores de corte – 2º maior produtor do Estado do Rio de Janeiro – no qual contribui significativamente para a geração​ de renda ​na cidade. Com relação às frutas, destacam-se goiaba, caqui, ponkan, banana e o morango, no qual Friburgo é o maior produtor do Rio de Janeiro e o único município produtor comercial do Estado.

Segundo dados da Prefeitura, aproximadamente 15% dos moradores da cidade vivem e sobrevivem da área rural, porcentagem que ainda está muito baixa com relação ao que o produtor e ​a produtora rural geram de retorno para o município.

Hoje, as mulheres rurais estão presentes em diversas associações, nas quais 550 agricultoras familiares rurais vivem e sustentam a família com sua renda, distribuídas entre os oito distritos de Nova Friburgo.
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Encontro da Mulher Rural reúne mais de 500 participantes em Friburgo, RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias