As Últimas
Publicidade
2 de set de 2015
Publicidade 2

Cantagalo, RJ, inicia a segunda etapa da vacinação contra o vírus HPV

Meta é imunizar, pelo menos, 80% das meninas entre 9 e 11 anos.
Imunização protege as meninas contra câncer do colo do útero.


Vacinas contra o HPV estão disponíveis para meninas
de 9 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmas)
Voltada a meninas com idade entre 9 e 11 anos, a segunda etapa da vacinação contra o vírus HPV teve início nesta terça-feira (1º) nas unidades básicas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Cantagalo, Região Serrana do Rio. A meta é imunizar, pelo menos, 80% do público alvo. A campanha também tem como objetivo conscientizar os pais sobre a importância da vacinação das filhas nessa faixa etária, pois a imunização protege as meninas contra câncer do colo do útero.

Para se protegerem, as meninas devem procurar as unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As meninas que não foram vacinadas ano passado ou não receberam a primeira dose no início deste ano poderão receber a primeira ou segunda dose da vacina, conforme caderneta ou comprovante de vacinação. Adolescentes e mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos de idade também podem ser vacinadas contra o HPV, mediante apresentação de declaração feita por seu médico.

De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal adotado é o estendido, ou seja, são três doses da mesma vacina quadrivalente (protege contra quatro tipos de HPV), sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, de reforço, cinco anos após. O ministério também explica que existem dois tipos de vacina contra o vírus HPV no mercado. Caso a menina tenha começado o esquema com a vacina bivalente, terá que concluir o processo com a mesma vacina.

Quadrivalente - A vacina quadrivalente, que vem sendo adotada ultimamente nas unidades de saúde de todo o país, previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Desses, dois – 16 e 18 – são responsáveis por 70% dos casos diagnosticados de câncer de colo de útero.

A Secretaria de Saúde de Cantagalo informou que a vacina é muito segura e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. Esse tipo de vacina é utilizado exclusivamente como prevenção, não fazendo efeito algum quando a infecção já está instalada.

Em Cantagalo, as vacinas estão disponíveis nas oito unidades básicas da Estratégia de Saúde da Família: Dr. Djalma Dantas de Gusmão (Rua Maria Zulmira Torres, s/nº - Centro); Dr. João Nicolau Guzzo (Rua Vereador Francisco Eugênio Vieira, s/nº – Triângulo); Manoel Francisco de Paula Bon (Rua Nair Jacinta, s/nº – São José); Dr. Jorge Roberto Vieira de Barros (Rua Azer Ribeiro, s/nº – São José); Maria Luíza Huguenin de Souza (Santa Rita da Floresta, segundo distrito); Dr. Joaquim de Souza Carvalho Júnior (Euclidelândia, terceiro distrito); Líbio Paula Silva (São Sebastião do Paraíba, quarto distrito); e Dr. José Maria dos Santos Faria (Boa Sorte, quinto distrito).



Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cantagalo, RJ, inicia a segunda etapa da vacinação contra o vírus HPV Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias