As Últimas
Publicidade
13 de ago de 2015
Publicidade 2

Motoristas de Nova Friburgo, RJ, são multados através de câmeras

Agentes da Sala de Monitoramento fiscalizam infrações de trânsito.
Resolução do Contran autoriza que municípios utilizem o sistema.


Ao todo, 32 câmeras fazem o monitoramento da
cidade (Foto: Ascom Nova Friburgo/Divulgação)
Os motoristas de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, que cometem infrações de trânsito já estão sendo multados pelas câmeras de monitoramento do projeto “Cidade Inteligente”. A medida faz parte da resolução 532, do Conselho Nacional de Trânsito  (Contran) que autoriza as prefeituras de todo o Brasil a usar imagens das câmeras de segurança para comprovar infrações de trânsito e para multar quem não obedece a lei.

O “Cidade Inteligente” foi inaugurado há pouco menos de uma semana, na última sexta-feira (7) e em nota a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana informou que "as multas estão sendo aplicadas diretamente pelo agente através das câmeras, na sala de monitoramento, ou é feito o contato com outro outro agente para que vá até  local da infração para abordar os envolvidos".

Segundo a prefeitura, a sala de monitoramento comporta até sete operadores que fiscalizam as ruas da cidade através de 32 câmeras de alta precisão, sendo 16 fixas e 16 do tipo speed dome (com rotatividade de 360°) – que vão desde a Praça de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego, passando pelo Centro da cidade até a Ponte da Saudade – e somam 25,5 km de rede de fibra óptica. O monitoramento acontece 24 horas, todos os dias da semana.

Aplicativo 'Cidade Inteligente'
O aplicativo do projeto já está disponível para ser baixado e, de acordo com informações da prefeitura, a população poderá acompanhar toda a cidade e enviar os problemas encontrados direto para a Central de Monitoramento. “ De lá, será enviado diretamente para os secretários que ficarão informados de todos os problemas da cidade. Com o aplicativo, a população de Nova Friburgo pode se comunicar com Governo Municipal para que possamos - pelo menos tentar - atender em tempo recorde as reclamações de nosso povo”, disse o prefeito Rogério Cabral.

O aplicativo ainda está em fase inicial e receberá atualizações como versões para web e IOS, pois até o momento está disponível apenas para android, além de uma atualização na qual o usuário receberá mensagens sobre as resoluções das solicitações feitas. No entanto, hoje, o usuário já sabe se o problema foi resolvido ou se está pendente.

Até o momento apenas as secretarias de Serviços Públicos, Obras e Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho estão integradas ao aplicativo para receber as demandas da população, mas em breve, as secretarias do Meio Ambiente, Saúde, as concessionárias de água, energia e lixo, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar – casos específicos – também serão integradas ao aplicativo.

Quando o usuário do aplicativo Cidade Inteligente faz alguma solicitação, uma janela pop-up aparece no computador da secretaria responsável pela solução do problema, com alertas de um em um minuto. Segundo a prefeitura, nos primeiros dias do aplicativo, a janelinha apareceu 37 vezes nos computadores registrando solicitações. O aplicativo já tem 434 downloads, 296 aplicativos instalados, 356 cadastros e 37 registros.



Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Motoristas de Nova Friburgo, RJ, são multados através de câmeras Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias