As Últimas
Publicidade
27 de ago de 2015
Publicidade 2

Infestada de cupins, escola fecha e alunos são transferidos em Friburgo

Estudantes agora saem do bairro Varginha para o Centro da cidade, no RJ.
Cerca de 450 estudantes ficaram 3 semanas sem aulas.


Os alunos do bairro Varginha, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, estão tendo que se deslocar para longe de casa desde que a Escola Municipal Juscelino Kubitschek fechou. O local está infestado de cupins, além de apresentar diversos outros problemas. As férias escolares do município acabaram no começo de agosto, mas aproximadamente 450 alunos da escola só voltaram às salas de aula nesta segunda-feira (24). Foram três semanas sem estudar e os estudantes acabaram sendo transferidos para outro colégio, no Centro da cidade.

Foto: Reprodução/InterTV/G1 Região Serrana

Os estudantes da unidade já conviviam com problemas que foram mostrados em uma reportagem em junho deste ano. Fotos feitas pelo pai de uma aluna mostravam tubulações por onde passam instalações hidráulicas e elétricas expostas, baldes colocados no lugar de lixeira, refeitório em péssimo estado de conservação, alimentos usados na merenda das crianças guardados nos corredores e vasos sanitários sem tampa.

Nesta quarta-feira (26), quando a reportagem voltou à escola, havia tampa de vaso sanitário em cima do telhado, salas sujas e o prédio totalmente abandonado. Nas caixas d'água, placas de publicidade servem de tampa, outras tem rachaduras e acúmulo de água, sendo propício à proliferação de dengue. 

“Quando a escola vai funcionar? Nós não sabemos, ninguém diz nada”, questionou Patrícia Silva, mãe de uma aluna.

Em nota, a secretaria de Educação disse que a escola está fechada desde o dia 20 de julho. “Tendo em vista a deterioração do prédio, o apelo dos pais e a decisão de construir uma nova escola JK em três terrenos vizinhos que tiveram a liberação da emissão na posse recentemente, foi decidido que os alunos do ensino fundamental seriam transferidos para o antigo Cêfel, no Centro. Os alunos da pré-escola foram alocados na creche de Varginha. Será construída uma nova sede para a escola. Somente após o término do processo de licitação será possível ter ideia de prazo para sua conclusão. O valor deverá ser mais de R$ 2 milhões. As aulas foram retomadas na última segunda e os dias letivos perdidos serão repostos”, disse a Prefeitura.



Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Infestada de cupins, escola fecha e alunos são transferidos em Friburgo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias