As Últimas
Publicidade
5 de ago de 2015
Publicidade 2

Abandonado após tragédia de 2011, prédio é invadido em Friburgo, no RJ

Policlínica funcionava no local que parece ter sido invadido.
Preservativos e sujeira estão espalhados pelo chão; vizinhos reclamam.


Foto: Reprodução/InterTV/G1 Região Serrana
O prédio onde funcionava a Policlínica do Serviço de Assistência Social Evangélico (Sase) em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, é alvo de queixas dos moradores do bairro Olaria. O local abrigava os atendimentos até janeiro de 2011, mas depois da tragédia climática que assolou a região, o espaço virou abrigo para as pessoas que perderam as casas. As famílias permaneceram no imóvel durante cerca de um ano e meio, e depois disso, há indícios de que outras pessoas invadiram e moram no prédio.

Do lado de fora, a fachada está pichada, com vidros quebrados e sujeira. Há indícios de que o local ainda é usado como abrigo, como as roupas e peças íntimas que estavam escondidas embaixo da escada principal. No local também há preservativos espalhados pelo chão, cigarro, fósforo e até pedaços de fumo que parecem ser de maconha. É possível encontrar ainda colchonetes, cobertores e panelas.

Situação incomoda vizinhos
Na área interna há móveis abandonados e uma das salas aparenta já ter sido incendiada. No banheiro, um vazamento de água deixa tudo alagado. Todos esses problemas se tornam uma preocupação para os vizinhos.

Uma vizinha que prefere não ter a identidade revelada disse que o local já pegou fogo, e que tem ratos, baratas. Segundo ela, o maior problema é a insegurança, já que várias pessoas usam o espaço para consumir drogas.

Prédio gera transtornos também para o proprietário
O prédio foi alugado pela Prefeitura na década de 90. Segundo o proprietário do imóvel, os alugueis não foram pagos e há uma dívida pendente. O dono afirma ter acionado a Justiça em 2001 pedindo a quitação e o despejo dos "moradores".

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que "a atual administração entrou em acordo com os proprietários chegando a um consenso, mas o acordo foi juntado ao processo e não foi homologado, sendo inclusive, decretada a ordem de despejo que ainda não foi cumprida. Desta forma, o município não possui responsabilidade sobre o imóvel".

Mesmo sem a responsabilidade sobre o terreno onde fica o prédio, dois caminhões da Prefeitura foram flagrados estacionados, um deles, com adesivo da subprefeitura do bairro Olaria. O município informou através da assessoria de imprensa que “junto com subprefeitura de Olaria vai analisar a situação e se pronunciar assim que tiver uma resposta sobre este assunto”.



Fonte: G1 Região Serrana


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Abandonado após tragédia de 2011, prédio é invadido em Friburgo, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias