As Últimas
Publicidade
15 de jul de 2015
Publicidade 2

Turismo Rural na Agricultura Familiar é regulamentado em Friburgo, no RJ

Câmara de Vereadores aprovou lei sancionada pelo município.
Produtores rurais que exerçam essa atividade têm 180 dias para adequação.


Foto: Reprodução InterTV/G1 Região Serrana
O Turismo Rural na Agricultura Familiar (Traf) em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, será regulamentado pela prefeitura. A Câmara de Vereadores aprovou a Lei nº 4.392, que foi sancionada pelo prefeito Rogério Cabral no dia 22 do mês passado. A partir de então, ficam definidas as atividades de Traf como aquelas em que o proprietário agrícola mantenha atividades econômicas típicas da agricultura familiar e que estão dispostas a valorizar, respeitar e compartilhar seu modo de vida, o patrimônio cultural e natural, através da oferta de produtos e serviços.

De acordo com a lei, as atividades do Turismo Rural na Agricultura Familiar estão alicerçadas com os princípios de ser um turismo ambiental e socialmente correto e justo; incentivar à diversificação da produção e proporcionar a comercialização direta dos produtos locais; valorizar e resgatar o artesanato regional, a cultura da família do campo e os eventos típicos do meio rural; contribuir para a revitalização do território rural e para o resgate e melhoria da autoestima dos agricultores familiares; estimular as atividades produtivas com enfoque no sistema agroecológico.

As propriedades rurais da agricultura familiar que passarem a desenvolver atividades reguladas por esta lei deverão adequar-se às suas disposições no prazo de 180 dias contados da publicação do decreto que a regulamentar, bem como apresentar relatório circunstanciado à Secretaria Municipal de Agricultura, das atividades desenvolvidas em suas propriedades agrícolas.  Esta lei deverá ser regulamentada pelo executivo em até 90 dias após sua publicação.

Ainda de acordo com a prefeitura, a aliança entre turismo e agricultura familiar propicia o resgate de culturas tradicionais, a valorização da gastronomia típica e da produção sustentável de alimentos, fortalecndo e o turismo interno, gerando renda, agregando valor às atividades agrícolas, artesanais e agroindustriais, colaborando com a preservação do patrimônio natural e cultural.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Turismo Rural na Agricultura Familiar é regulamentado em Friburgo, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias