As Últimas
Publicidade
5 de jul de 2015
Publicidade 2

Macaé, Cabo Frio, Friburgo e Petrópolis receberão a tocha olímpica

Previsão é que Macaé receba a tocha em julho, no aniversário da cidade.
Oitenta e três cidades em todo o país receberão chama olímpica.


Tocha Olímpica (Foto: Globoesporte.com)
As cidades de Macaé, no Norte Fluminense, Cabo Frio, na Região dos Lagos e Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, estão entre as 83 cidades que receberão a tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A informação foi confirmada na sexta-feira (3), na apresentação da tocha em Brasília. O revezamento vai durar entre 90 e 100 dias do ano que vem, com a chama chegando ao Maracanã, palco de abertura dos jogos, no dia 5 de agosto. Serão em torno de 12 mil condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20 mil km por estradas e ruas brasileiras e 10mil milhas aéreas.

Angra dos Reis, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Volta Redonda, serão as outras cidades do estado que estão na lista. A previsão é que, em Macaé, a chama olímpica passe em julho, durante o aniversário da cidade. Porém, não há como prever a data correta, pois ao longo do percurso algumas cidades podem desistir. Os locais por onde a tocha passará não foi definida, mas as 83 cidades foram anunciadas e confirmadas. 

O secretário de Governo de Macaé, Léo Gomes, disse que o contrato já foi assinado e, por isso, Macaé foi confirmada. Ele disse que haverá um evento na cidade para escolha das personalidades que vão percorrer pelas ruas da cidade conduzindo a tocha.

"O COB e Comitê Organizador nos pediu para que a festa de chegada da tocha aconteça no Parque da Cidade, com shows de artistas locais. Vamos organizar esse evento e atender a esse pedido", revelou.

Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016.

Desenha pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto, a tocha foi produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este movimento de "sobe e desce" acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito.

Todas as cidades confirmadas
DF - Brasília
GO - Anápolis, Caldas Novas e Goiânia
MT - Cuiabá
MS - Campo Grande e Dourados
TO - Palmas
MG - Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Pato de Minas e Uberlândia
ES - Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e São Mateus
SP - Campinas, Bauru, Franca, Itapetininga, Osasco, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo e Ribeirão Preto
RJ - Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu,Petrópolis, Rio de Janeiro e Volta Redonda
BA - Ilhéus, Porto Seguro, Paulo Afonso, Salvador, Senhor do Bonfim, Valença e Vitória da Conquista
PE - Caruaru, Petrolina e Recife
SE - Aracaju
AL - Maceió
PB - Campina Grande e João Pessoa
RN - Mossoró e Natal
CE - Fortaleza e Sobral
PI - Parnaíba e Teresina
MA - Imperatriz e São Luís
PR - Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa
SC - Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Joinville
RS - Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria
PA - Belém e Santarém
AP - Macapá
RR - Boa Vista
AM - Manaus
AC - Rio Branco
RO - Porto Velho


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Macaé, Cabo Frio, Friburgo e Petrópolis receberão a tocha olímpica Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias