As Últimas
Publicidade
2 de jul de 2015
Publicidade 2

Inea lacra dez poços artesianos irregulares em Nova Friburgo, no RJ

Proprietários já haviam sido notificados, mas não cumpriram determinações.
Poços eram de colégio, creches, clube, padaria e outros locais.


Dez poços artesianos irregulares foram lacrados pela fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em três bairros de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. A operação, realizada na terça (30) e quarta-feira (1º), teve como alvo vários tipos de empreendimentos comerciais que utilizavam água de poços artesianos, inclusive para consumo humano, sem autorização e sem tratamento adequado.

De acordo com os técnicos da Superintendência Regional Dois Rios, os responsáveis já haviam sido notificados, autuados e multados. Como não regularizaram sua situação, a Coordenadoria Geral de Fiscalização (Cogefis) do Inea e a Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) do Parque Estadual dos Três Picos deram apoio à operação de lacre dos poços.

Os estabelecimentos que tiveram os poços lacrados foram um colégio, uma creche, um clube, um posto de gasolina, um lava jato, uma padaria, um bar, uma pousada, uma concessionária de motos e um condomínio residencial, situados no Centro, em Conselheiro Paulino e em Duas Pedras. Nenhum dos locais ficou sem abastecimento, já que todas as regiões são atendidas pela concessionária Águas de Nova Friburgo, que fez as ligações no mesmo dia em que ocorreram os lacres.

O Inea realiza de forma permanente uma campanha para a regularização dos poços artesianos, conforme a legislação ambiental, que prevê a concessão de autorização para a utilização de recursos hídricos. Os técnicos do instituto, em primeiro lugar, dão orientações sobre a necessidade de regularização. Caso isso não ocorra, são emitidas as notificações, a que se seguem as autuações e multas.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Inea lacra dez poços artesianos irregulares em Nova Friburgo, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias