As Últimas
Publicidade
12 de jul de 2015
Publicidade 2

Hospital das Clínicas de Teresópolis, RJ, suspende atendimento pelo SUS

Suspensão acontece a partir desta segunda-feira (13).
Motivo seria a falta dos pagamentos por parte da Prefeitura.


Foto: Portal  NetDiário
Os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas realizadas pelo SUS no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) estão suspensas a partir desta segunda-feira (13). Segundo a direção da unidade que fica em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, o motivo é a falta de recursos financeiros que permitam a manutenção da qualidade da assistência prestada à saúde da população, já que, segundo a unidade, a Prefeitura do município não vem fazendo o repasse dos recursos acordados entre as instituições.

De acordo com a nota divulgada pelo Hospital das Clinicas, desde o início do ano a unidade de saúde tem enfrentado graves dificuldades financeiras. "Apesar disso, todos os esforços foram feitos para que a população não fosse afetada", diz a nota, acrescentando que a direção do hospital está à disposição do governo municipal para o diálogo. O hospital afirma que aguarda uma solução adequada para que a sociedade não seja afetada. 

Prefeitura afirma que população será prejudicada
A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis enviou na noite de sábado (11) uma nota à imprensa onde informou que “não haverá prejuízo ao atendimento e todos os pacientes que necessitarem de emergência pelo SUS deverão procurar as unidades de saúde do município normalmente”.

Segundo a nota, “as cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais agendadas para o Hospital das Clínicas estão suspensas temporariamente, por decisão unilateral do prestador, até que seja finalizada a negociação do POA (Plano Operativo Anual) 2015 e a regularização nos pagamentos em atraso". De acordo com a unidade de saúde, os repasses estão atrasados desde 30 de novembro de 2014.

Segundo a nota, foi apresentada uma proposta de manter os valores de 2014 neste ano por conta da crise financeira. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que a proposta foi recusada pelo Hospital das Clínicas, que solicitou aumento de 10% no valor global do contrato, o que iria impactar em reajustar o incentivo municipal em 20,43%.

A nota afirma ainda que “a Secretaria Municipal de Saúde está, juntamente com as secretarias de Planejamento e de Fazenda, finalizando um estudo sobre o real impacto na redução da  arrecadação municipal, e apresentará ao HCTCO um cronograma de pagamento das parcelas em atraso”.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Hospital das Clínicas de Teresópolis, RJ, suspende atendimento pelo SUS Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias