As Últimas
Publicidade
15 de jul de 2015
Publicidade 2

Confira a programação do Encontro Sesc de Dança em Nova Friburgo, RJ

Evento começa nesta quinta-feira (16) com apresentações todos os dias.
O encontro acontece até o domingo (19).


Jaime Arouxa está entre as atrações desta edição do
evento (Foto: Divulgação)
Começa nesta quinta-feira (16) a 27ª edição do Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. No palco, apresentação de grandes companhias de dança, oficinas, cursos, exibição de vídeos, exposição de fotografias e o que de melhor vem sendo produzido nesta linguagem artística, tanto local, quanto nacionalmente, em uma programação totalmente gratuita. O encontro acontece até o domingo (19), com atividades todos os dias.

Nesse período, passarão pelo palco do Sesc Nova Friburgo companhias profissionais locais, nacionais e amadoras que apresentarão espetáculos e dançarinos que provavelmente estarão despontando em palcos nacionais e internacionais daqui para a frente, seguindo a tradição do evento de revelar novos talentos da dança, como Mayara Magri (atualmente no Royal Ballet de Londres, da Inglaterra) e Karina Rodrigues (Salzburg Ballet, da Áustria), que já participaram do Encontro Sesc de Dança.

Entre os destaques da programação deste ano está a Cia Brasileira de Ballet, de Ourinhos (SP), com remontagens dos clássicos “Paquita Gran Pas Clássique” e “Noite de Walpurgis”, que estrearam em maio deste ano. A expectativa é que a apresentação reúna um público numeroso, a exemplo dos demais espetáculos da companhia, como “O Quebra nozes”, recorde de público com 35 mil pessoas na temporada do Teatro Bradesco, em 2009, em São Paulo.

A Primeiro Ato (MG) apresenta “Quebra Cabeça”, espetáculo que mescla dança com outras manifestações artísticas como o teatro, o circo e a mímica, em uma montagem leve e divertida. Além de diversas cidades brasileiras, o espetáculo cumpriu temporada em Sevilha, na Espanha, e Buenos Aires, Argentina. O grupo também leva ao palco do Sesc “Atos de Rua”, montagem inspirada em contos e no realismo fantástico, o que resulta na transformação do cenário urbano em ambientes de sonho e possibilidades.

Também de Minas Gerais vem o Camaleão Grupo de Dança, que promete encantar o público amante do rock. Em “Retina”, cinco bailarinos dançam ao som de cinco jovens roqueiros que morreram aos 27 anos: Janis Joplin, Jim Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Além de apresentar o espetáculo, o grupo oferecerá uma oficina de dança urbana.

Representantes da capital fluminense também estão contemplados na programação. O mestre da dança de salão Jaime Arôxa, além de ministrar oficina, apresenta “Cá entre nós”; a companhia PeQuod exibe sua mescla entre dança, teatro e animação com “O Braile – Uma dança às Cegas”; e a Cia Dançar a Vida leva aos palcos a reflexão sobre meio ambiente por meio de “Oceanos”, além do flash mob “As cores da dança”.

Já o Ballet da Cidade de Niterói mostra ao público sua versão contemporânea de “Romeu e Julieta”, assinada pelo renomado coreógrafo e bailarino português André Mesquita.

Entre os destaques locais está a Studio 3 Cia. de Dança, que apresenta “Avessos”, imperdível para os nostálgicos dos “Secos e Molhados”. Com trilha do grupo vocal que fez sucesso nos anos 70, o espetáculo transita por caminhos diferentes, agregando à dança elementos do teatro gestual e da fala. Em “O Villa da Praça”, a Estação Dança mostra o resultado de pesquisas sobre a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos.

Exibição de vídeos, exposição, cursos com profissionais de renome da dança e apresentações de companhias amadoras completam a programação. Além do Sesc Nova Friburgo, o 27º Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo ocupará também espaços públicos da cidade, como a Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Confira a programação completa
16/7 a 19/7 – 9h às 11h - Ballet Clássico - Rosângela Souza (Nêga)  
Aula de ballet clássico em dois níveis: intermediário e avançado. Sala de Dança. 14 anos. Grátis.

16/7 - 14h - “Quebra Cabeça” – Grupo de Dança Primeiro Ato (MG)
Espetáculo que mescla a dança e outras manifestações artísticas como o teatro, o circo e a mímica, em uma montagem leve e divertida, de fácil identificação com o público. Praça Dermerval Barbosa Moreira. Livre. Grátis.

16/7 – 19h - “Paquita Gran Pas Clássique” e “Noite de Walpurgis” - Cia Brasileira de Ballet  (SP)
Uma das cenas mais marcantes da ópera de Charles Gounod e Gran pas de Cássique. Quadra. Livre. Grátis.

16/7 – 20h – “Avesso” - Núcleo de Artes de Nova Friburgo – Studio 3 Cia. de Dança
Através da obra do grupo vocal e performático "Secos e Molhados", criado nos anos 70, o espetáculo transita por caminhos  diferentes , agregando à dança elementos da performance do teatro gestual e da fala. Quadra. Livre. Grátis.

16/7 – 20h - “Retina” + oficina de Dança Urbana - Camaleão Grupo de Dança (MG)
Cinco bailarinos dançam ao som de de cinco jovens roqueiros que morreram aos 27 anos: Janis Joplin, Jim Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Quadra. Livre. Grátis.

16/7 e 17/7 – 9h às 11h - Curso Pedagogia da Dança Infantil para professores - Nelma Darzi (RJ)
Conscientização de um trabalho efetivo e de qualidade  através da educação do Movimento dinâmico, variado e criativo. Teatro Municipal. 14 anos. Grátis.

16/7 a 19/7 – 9h às 21h - Exposição Memória da Dança
Exposição fotográfica que retrata a história da dança na região. Grátis.

16/7 a 19/7 – 10h e 15h - Mostra de vídeos
Retrospectiva dos 27 anos do Encontro Sesc de Dança. Miniauditório. Grátis.

17/7 – 9h às 11h – “Retina” + oficina de Dança Urbana - Camaleão Grupo de Dança (MG) Cinco bailarinos dançam ao som de cinco jovens roqueiros que morreram aos 27 anos: Janis Joplin, Jim Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Quadra. 14 anos. Grátis.

17/7 -  19h - “Atos de Rua" - Grupo de Dança Primeiro Ato (MG)
Inspirados em contos  e no realismo fantástico a cena cotidiana é matéria prima para quadros que se movem e transformam o cenário urbano em ambientes de sonho e possibilidades. Quadra. Livre. Grátis.

17/7 – 20h -  Cias Amadoras
Quadra. Livre. Grátis.

18/7 – 19h - “O Villa da Praça” - Estação Dança de Nova Friburgo  
Espetáculo fruto de pesquisas e estudos sobre a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos, mostrando a diversidade de sentimentos a partir da estrutura matemática íntima da música, buscando o aspecto matemático da partitura e a linguagem teatro-dança. Quadra. Livre. Grátis.

18/7 – 20h - Cias Amadoras
Quadra. Livre. Grátis

18/7 – 14h - “Oceanos” e flash mob “As Cores da Dança" - Cia Dançar a Vida
Espetáculo que utiliza a linguagem da dança contemporânea, onde as questões ambientais serão retratadas, mostrando a vida dos animais aquáticos. Praça Dermeval Barbosa Moreira. Livre. Grátis.

18/7 – 14h - Cias Amadoras.
Coreografias de Cias amadoras. Praça Dermeval Barbosa Moreira. Livre. Grátis.

18/7 – 21h - “Cá Entre Nós” - Centro de Dança Jaime Arôxa
Espetáculo que faz imergir em uma fantasia usando a aula como porta de entrada para este mundo. A ideia é transformar o espetáculo em uma aula de dança, onde a plateia são os alunos, onde eles irão interagir como se já fizesse aula há muito tempo. Quadra. Livre. Grátis.

18 e 19/7 – 9h às 13h - Oficina dança contemporânea e criação, com Ester Weitzman
A comunicação do movimento dentro de um contexto contemporâneo, procurando a dinâmica e a percepção do momento presente.O trabalho esta conectado a construção da qualidade do movimento, potencializando a criação da dança singular de cada indivíduo. Sala de dança. 14 anos. Grátis.

19/7 – 8h às 10h30 - Oficina de Dança de Salão - Centro de Dança Jaime Arôxa  
Oficina de ensino de técnicas de dança de salão. Quadra. 14 anos. Grátis.

19/7 – 14h - Cias Amadoras         
Coreografias de Cias amadoras. Praça Dermerval Barbosa Moreira. Livre. Grátis.

19/7 – 16h - “O Braile – Uma dança às Cegas” - Cia Pequod
Performance acompanhada de um bate papo sobre o processo de construção do espetáculo e sobre a pesquisa desenvolvida pela cia, unindo dança e teatro de animação. Teatro. Livre. Grátis.

19/7 – 18h – “Romeu e Julieta” - Ballet da Cidade de Niterói (RJ)
Versão contemporânea concebida pelo renomado coreógrafo e bailarino português André mesquita, criada a partir da dramaturgia de Shakespeare, e não na música. Quadra. Livre. Grátis.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Confira a programação do Encontro Sesc de Dança em Nova Friburgo, RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias