As Últimas
Publicidade
9 de jun de 2015
Publicidade 2

Servidores fazem manifestação por atraso de salário em Teresópolis, RJ

Protesto aconteceu nesta terça-feira (9) em frente à Prefeitura.
Cerca de 300 pessoas pedem o pagamento imediato do salário de maio.


Cerca de 300 servidores públicos de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, fazem uma manifestação durante toda esta terça-feira (9) por causa do atraso no pagamento do salário do mês de maio. De acordo com eles, participam funcionários de diversas secretarias, mas a grande maioria são servidores da Secretaria de Educação.

Servidores municipais e até estudantes entraram na sede da Prefeitura (Foto: Heliny Quintanilha)

Eles pedem um encontro com o prefeito Arlei Rosa, que não aconteceu, e também exigem o pagamento imediato do salário. Depois de passar a tarde em vigília na porta da Prefeitura, o grupo seguiu no início da noite para o sindicato que representa os servidores pedindo apoio na reivindicação.

“Fizemos uma passeata e estamos em frente ao sindicado exigindo que eles abram a porta e deixem que usemos todo o aparato do sindicato, que deve defender os nossos direitos, a nosso favor”, disse o professor Alfredo Bittencourt.

Os servidores começaram o ato ainda pela manhã, quando se reuniram em frente à Câmara dos Vereadores, que fica ao lado da Prefeitura, e conversou com o presidente o Legislativo, Maurício Lopes (PSL), pedindo que o Legislativo agendasse uma reunião com o chefe do Executivo para resolver as questões dos salários atrasados.

Desde o início da tarde, os servidores fecharam parte da via em frente à sede da Prefeitura na tentativa de se reunirem com o prefeito Arlei Rosa, que segundo eles, não foi ao gabinete nesta terça. Eles chegaram a entrar na sede do Executivo, mas não foram recebidos por nenhum representante.

“Essa situação de crise administrativa que estamos vivendo na nossa cidade, com problemas na saúde, no final do ano passado a energia da Prefeitura foi cortada por falta de pagamento, enfim, isso tudo é uma situação complexa e que está refletindo na administração toda e não pode continuar”, comentou o professor Alfredo Bittencourt.

Ainda de acordo com os funcionários, o atraso acontece desde o mês passado e neste mês somente os servidores que recebem até R$ 2,350 já teriam recebido o pagamento, na semana passada.

Antes de sair da Prefeitura, a classe da Educação realizou uma assembleia, na qual decididiu por meia paralisação dos turnos nesta quarta-feira (10). Às 16h, está agendada uma nova manifestação em frente à Prefeitura.

A Prefeitura de Teresópolis informou que mantinha a tradição de pagar os servidores municipais dentro do mês trabalhado, mas que por conta do atual cenário econômico, com redução e atraso no repasse de recursos aos Estados e Municípios, vem sendo obrigada a escalonar o pagamento.

A Prefeitura diz, ainda, que na última quarta-feira (3) liberou os salários relativos ao mês de maio a 50% dos funcionários públicos municipais ativos, e pagou os proventos de 80% dos aposentados e pensionistas. A previsão é de que nos próximos dias sejam liberados os demais vencimentos.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Servidores fazem manifestação por atraso de salário em Teresópolis, RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias