As Últimas
Publicidade
3 de jun de 2015
Publicidade 2

Prazo para vacinação contra gripe é ampliado em Petrópolis, no RJ

Por causa do ponto facultativo, doses serão aplicadas até segunda (8).
Município disponibilizará a vacina na setor de Epidemiologia, de 8h às 16h.


Vacinação contra gripe é prorrogado até a próxima
segunda-feira (8) (Foto: Divulgação/Sesau)
Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até a segunda-feira (8) para tomar a dose. Devido ao decreto de ponto facultativo nesta sexta-feira (3), a Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio,  vai disponibilizar a vacina aqueles que ainda não foram imunizados, no dia 8, no setor de Epidemiologia. O horário de atendimento será de 8h às 16h. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o
parto) devem ser imunizados. Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, desde que apresentem prescrição médica. Para esse grupo, não há meta específica de vacinação.

A campanha de vacinação começou no dia quatro de maio e até a última terça-feira (2), 70,25% do público alvo já tinha sido imunizado. A meta é vacinar 80% dessa população, estimada em 82.016 pessoas. A dose da vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela OMS.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O setor de Epidemiologia fica localizado no prédio anexo ao Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE).


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Prazo para vacinação contra gripe é ampliado em Petrópolis, no RJ Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias