As Últimas
Publicidade
1 de jun de 2015
Publicidade 2

Frequência na biblioteca de Nova Friburgo, RJ, triplica após reforma

Espaço recebia cerca de 20 visitantes por dia; agora são 60.
Para ser sócio, basta levar documentação e fazer cadastro.


Espaço foi todo reformado e reorganizado (Foto:
Daniel Marcus/Ascom Nova Friburgo)
O número de usuários da Biblioteca Pública Municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, triplicou em menos de 20 dias. Além do aumento de frequentadores, também foi registrado aumento de empréstimos de livros e de sócios. A mudança aconteceu depois que o espaço, que leva o nome Maria Margarida Ligouri, passou por diversas intervenções que tornaram o ambiente mais agradável e moderno. A reinauguração aconteceu no início de maio.

De acordo com a Secretaria de Cultura, antes das intervenções para adequação do espaço a biblioteca tinha uma média de 20 visitas ao dia. Hoje, o número passa de 60 frequentadores/dia - foram 1.070 usuários em apenas 17 dias. A média de empréstimo de livros também mais do que triplicou, passando de quatro para 15. Outro número que também chamou a atenção foi o empréstimo de livros infantis, cuja média subiu de um para sete atualmente.

A sala de conectividade, que antes não existia e agora conta com três computadores novos e wi-fi grátis para estudo, tem a frequência média de 20 usuários diários, sem contar as pessoas que levam notebooks e utilizam apenas a conexão. Vale ressaltar que a conexão é cedida apenas para estudo, pois tem bloqueio para redes sociais.

A Biblioteca Maria Margarida Ligouri tem hoje 3.500 sócios ativos, sendo destes, 110 novos sócios após a reinauguração. Para se tornar um sócio, basta comparecer à biblioteca com identidade e CPF originais, uma cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4.

O espaço conta com salas de leitura infantil e para
deficientes visuais (Foto: Divulgação/Ascom PMNF/
Daniel Marcus)
Sede da secretaria de Cultura
Localizada no primeiro piso do prédio da Câmara Municipal de Vereadores, a biblioteca passou por reformas e adequação do espaço físico e foi toda informatizada, recebendo adequação do acervo, além de desfungização e desinfecção. Após as reformas, a biblioteca passou, também, a ser a sede da Secretaria Municipal de Cultura.

A biblioteca conta com o espaço físico todo reorganizado, com as prateleiras bem distribuídas, sala para leituras infantis e para deficientes visuais, com pontos de internet inteligente e uma sala de informática com 30MB de velocidade.

A Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Ligouri foi selecionada entre as 50 bibliotecas mais importantes do país, através da Fundação Bill & Melissa Gates, e será contemplada com 10 computadores de ponta. Todo o trabalho de informatização será realizado em parceria com a Biblioteca Nacional.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Frequência na biblioteca de Nova Friburgo, RJ, triplica após reforma Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias