As Últimas
Publicidade
30 de jun de 2015
Publicidade 2

Base do Samu em Nova Friburgo, RJ, continua sem data para funcionar

Ambulâncias chegaram na cidade em 2011; base fica em Lumiar.
Objetivo era realizar atendimentos no entorno do distrito.


Foto: Reprodução/InterTV/G1 Região Serrana
Em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continua sem funcionamento. As ambulâncias chegaram na cidade em 2011 e, desde então, o município busca formas de implantar o serviço. Uma das bases do Samu será na RJ-142, já no distrito de Lumiar, mas o local nunca chegou a funcionar.

O objetivo é que a base atenda às localidades do entorno, como o distrito de São Pedro da Serra. No domingo (28), um rapaz que fraturou a perna em um jogo de futebol no clube do distrito esperou por aproximadamente uma hora para receber socorro. A ambulância do Corpo de Bombeiros saiu do bairro Vila Nova, onde fica a sede do destacamento, e seguiu para São Pedro da Serra, há cerca de 40 quilômetros de distância.

Segundo a Secretaria de Saúde, os problemas relacionados aos repasses dos governos federal e estadual continuam impossibilitando a implantação do Samu. Além disso, em função da Lei de Responsabilidade Fiscal, o município não pode contratar sem concurso público. A Prefeitura informou ainda que o atendimento de saúde nos dois distritos é feito com 25 profissionais de diversas funções e uma ambulância que estava em outro atendimento no momento em que o jovem se machucou.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que o repasse para o Samu de Nova Friburgo só poderá ser feito após a habilitação do serviço pelo Ministério da Saúde.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Base do Samu em Nova Friburgo, RJ, continua sem data para funcionar Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias