As Últimas
Publicidade
27 de jun de 2015
Publicidade 2

Ação do MTE fiscaliza condições de trabalhos nas pedreiras de Friburgo

Operação aconteceu ao longo desta semana na Serra do Rio.
Objetivo é verificar as condições de trabalho após acidentes.


A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) realizou, nesta semana, uma operação em pedreiras de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O objetivo é verificar as condições de trabalho, além de fazer a análise de recentes acidentes de trabalho ocorridos em São José do Ribeirão. Em oito meses, dois trabalhadores morreram nas empresas da região.

MTE fiscalizou condições de trabalho (Foto: Ascom / MTE)

Algumas irregularidades foram observadas durante as inspeções físicas, como empregados sem registro, ausência de controle dos horários praticados pelo trabalhador, falta de equipamento de proteção individual e ausência de instalação de sanitários.

A ação foi realizada por auditores-fiscais do trabalho da SRTE/RJ em conjunto com a equipe da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Nova Friburgo. Durante a fiscalização, a equipe notificou as pedreiras a apresentarem documentos relacionados aos trabalhadores, o que deve ser feito até o início de julho.

A operação também teve a finalidade de mapear as pedreiras existentes, fazendo o diagnóstico no setor para novas etapas da fiscalização, que poderão contar com a participação de outros órgãos.

No mês passado, um trabalhador morreu após ser atingido por uma pedra na localidade chamada Pedra do Roncador, no distrito de São José do Ribeirão. Já em setembro do ano passado, outro trabalhador não resistiu aos ferimentos ao ser esmagado por pedras em uma pedreira vizinha. De acordo com o SRTE, estima-se que centenas de trabalhadores atuem em empresas ilegais na região.


Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Ação do MTE fiscaliza condições de trabalhos nas pedreiras de Friburgo Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias