As Últimas
Publicidade
26 de mai de 2015
Publicidade 2

Cidades da Serra do Rio disputam o 'Dia do Desafio 2015' nesta 4ª-feira

Evento mundial promove uma competição contra o sedentarismo.
Petrópolis, Teresópolis e Friburgo participam.



Cidades da Serra do Rio estão na disputa (Foto:
Divulgação/Sesc Rio/Luciana Tancredo)
As cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana o Rio, participam nesta quarta-feira (27) do "Dia do Desafio 2015", quando será oferecida uma série de opções para que os moradores parem por pelo menos 15 minutos a sua rotina e realizem uma atividade física. O evento acontece em mais de três mil cidades espalhadas pelo mundo que estarão mobilizadas em torno do combate ao sedentarismo.

Para que o alerta chegue ao maior número de pessoas, a proposta dos organizadores é que as cidades realizem uma disputa saudável na qual vence aquela que mobilizar o maior número de pessoas, em cálculo percentual de acordo com o número total de habitantes. A ação é uma iniciativa do The Association For International Sport for All (TAFISA) no mundo e o Sesc no continente americano.

Nas três cidades serranas haverá um dia inteiro de atividades gratuitas para todo o público nas unidades do Sesc. Em Petrópolis, que "disputa" com a cidade Piura, no Peru, a programação começa já às 7h, na unidade do Quitandinha. Primeiro, haverá um aulão de pilates e depois, por volta das 10h, serão feitas atividades recreativas. Já na unidade em Nogueira os treinos começam às 9h, com brinquedos infláveis. A diversão segue com atividades até 17h30. Entre elas, destacam-se a aula de Tai-Chi – Chuan, aberta das 9h às 10h, em Nogueira, e a aula de Zumba/Street dance, no Quitandinha, que encerra o evento, das 7h30 às 17h30.

Na cidade de Teresópolis, que vai 'disputar" com San Miguel, no Peru, a diversão começa às 8h com caminhada da Terceira Idade e alunos DFE. Depois, por volta das 9h30, o público fará uma caminhada com os funcionários do Sesc. A programação se estende até 20h e terá a Escola de Circo, com oficinas de pernas de pau, malabares e acrobacia no tecido, aberta das 9h às 17h, e a experimentação de uma nova modalidade esportiva: o tchoukball (semelhante ao handebol), que encerra o evento, das 17h às 20h.

Já Nova Friburgo vai "disputar" com San Miguel, em El Salvador. A agitação começa na madrugada, já à meia-noite, com a corrida, caminhada e passeio ciclístico 'Desafio da Madrugada'. Ao longo do dia, a movimentação segue com atividades na unidade do Sesc, das 9h às 21h. Entre elas, destacam-se a oficina de slackline, aberta das 9h às 18h, e o futsal para comerciários que encerra o evento, das 18h às 21h.

Vale lembrar que no "Dia do Desafio" as unidades do Sesc em todo o Brasil colocam suas estruturas à disposição do evento, mas independentemente das atividades públicas, qualquer pessoa que fizer atividade física por 15 minutos pode registrar a participação para que sua cidade vença o desafio. Basta gravar vídeo ou fazer foto e postar nas redes sociais com a hashtag #DiadoDesafioRio ou então informar pelo telefone 0800-282-1946.

A programação completa das atividades nas unidades do Sesc pode ser conferida no site do evento.

Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio teve início no Canadá em 1983, quando o prefeito de uma pequena cidade desafiou a população a sair de casa durante um inverno rigoroso com temperaturas batendo os 20 graus negativos, e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário, lançando assim o espírito que definiria o "Dia do Desafio", realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

No Brasil, o evento está em sua 21ª edição e faz parte da campanha "Move Brasil", que é uma mobilização aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. Esta edição contará com a participação de 3.091 cidades de 21 países. Com mais de 300 municípios inscritos, Brasil, Venezuela e Guatemala estão entre aqueles com o maior número de participações. No Estado do Rio, há 65 cidades inscritas, mas esse número pode aumentar porque o evento ainda aceita adesões. No ano passado, mais de dois milhões de pessoas aderiram à iniciativa no estado. Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições – empresas, escolas, autarquias e população em geral – a aderir ao movimento.



Fonte: G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cidades da Serra do Rio disputam o 'Dia do Desafio 2015' nesta 4ª-feira Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias