As Últimas
Publicidade
1 de dez de 2014
Publicidade 2

Ceasa lança Programa de Aquisição de Alimentos no interior do Rio

Itaocara, Nova Friburgo e São José de Ubá são beneficiadas.
Objetivo é fomentar agricultura familiar e promover o acesso à alimentação.


Foto: Divulgação/CeasaRJ
A Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ) lança nesta segunda-feira (1º), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas unidades de Itaocara e São José de Ubá, no Noroeste Fluminense e em Nova Friburgo, na Região Serrana. O primeiro mercado do interior a receber o PAA é o de Nova Friburgo, em Conquista, na Região Serrana, às 9h. Ponto de Pergunta, em Itaocara, recebe a partir das 15h. Já o mercado de São José de Ubá será às 17h.

O objetivo do programa é fomentar a agricultura familiar e promover o acesso à alimentação. O programa compra alimentos de pequenos agricultores com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para serem doados a instituições sócio-assistenciais.

“Com o PAA, o produtor tem a garantia de venda de seus produtos e por um preço justo. Isso incentiva a produção e até a diversificação das lavouras, em um processo diferenciado de fomento à agricultura familiar. Nossa meta é cadastrar, já no próximo ano, mais de 2 mil agricultores”, disse o presidente da Ceasa-RJ, Sérgio Marcolini.

Para se cadastrar, os produtores precisam apresentar Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e talão de notas fiscais. Cada agricultor tem direito de comercializar até R$ 6,5 mil ao ano. Nos Bancos de Alimentos, os itens passam por processo de avaliação, classificação e higienização, sendo posteriormente separados em sacos de 20 kg, que serão distribuídos para as instituições.


Fri Notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Ceasa lança Programa de Aquisição de Alimentos no interior do Rio Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias