As Últimas
Publicidade
28 de nov de 2014
Publicidade 2

Músicos da Pro-arte se apresentam em Nova Friburgo, RJ, nesta sexta

Apresentação é gratuita e acontece às 20h30 no Sesc.
Repertório inclui sucessos da música clássica.


Trio promete encantar o público (Foto: Divulgação)
Depois de três apresentações e sucesso de público, os músicos da Pro-Arte de Laranjeiras sobem ao palco para sua quarta e última apresentação do projeto sobre a música de câmara, no Sesc Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, nesta sexta-feira (28), às 20h30. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Desta vez, os flautistas Pedro Sales e a jovem Carolina Chaves, juntos com a violoncelista convidada Aleska Henriques, farão uma apresentação temática de trio sonatas, uma forma de composição que, segundo o músico da Orquestra Sinfônica Brasileira e professor da Pro-Arte, Carlos Alberto Rodrigues, era bem comum no período barroco e muito explorada pelos maiores expoentes da música clássica.

O repertório conta com composições de grandes músicos do período, como Bach, Telemann e Vivaldi. Carlos Alberto Rodrigues, que também é supervisor musical do espetáculo, comenta que o trio sonatas surpreende tanto pela beleza da música, quanto pelo visual da formação no palco. “É muito bonita para quem assiste. O violoncelo é um instrumento imponente e fica destacado entre as flautas. E, claro, tudo fica mais bonito ao som de Bach, Telemann e Vivaldi”.

A Pro-Arte é uma escola de música que organiza cursos e palestras desde 1957, sob a orientação de professores renomados. A proposta é reunir pessoas interessadas em aprender a tocar instrumentos ou mesmo músicos que desejam se aprimorar, e incentivá-los a apresentar o trabalho realizado.

Há mais de seis anos, Carlos Alberto Rodrigues, professor de flauta na instituição, vem trabalhando com projetos especiais, como o Música de Câmara, e já realizou apresentações em locais como o Museu da República, a Catedral e o Centro de Cultura da Justiça Federal.

A expressão “Música de Câmara” é usada para designar espetáculos com poucos instrumentos para serem tocados em locais pequenos. Este formato de apresentação vem acontecendo desde o século XVI, quando as primeiras apresentações eram realizadas nos pequenos saguões dos castelos da nobreza.


Fri notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Músicos da Pro-arte se apresentam em Nova Friburgo, RJ, nesta sexta Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias