As Últimas
Publicidade
18 de nov de 2014
Publicidade 2

Defesa Civil de Cantagalo, RJ, lança Plano de Contingência

Documento foi apresentado em audiência pública.
Foram listadas cinco ameaças naturais para o município.


O secretário de Defesa Civil de Cantagalo, Ademir
Ortega, apresentou o plano (Foto: Divulgação/
Ascom PMC/Karina Monnerat)
Foi lançado nesta segunda-feira (17) em Cantagalo, Região Serrana do Rio, em audiência pública, o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil do município (Plancon). O documento lista cinco ameaças naturais para o município e planos para cada uma delas. A apresentação foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito da cidade, no auditório da Secretaria.

“Nós temos cinco ameaças naturais: deslizamentos de solo e rocha, vendaval, chuvas intensas, alagamentos e enxurradas. Para cada ameaça foi elaborado um Plano, que é uma cartilha com tudo o que deve ser feito e todos os recursos que o município dispõe”, explicou o secretário de Defesa Civil e Trânsito, Ademir Ortega.

Todas as áreas de risco dos distritos e da sede estão listadas e mapeadas no Plancon, que lista ainda todas as ações que devem ser colocadas em prática antes, durante e após um desastre, quais autoridades devem ser acionadas e o que cada uma delas deve fazer.

Estão listados ainda todos os recursos materiais e humanos que poderão ser utilizados em uma situação adversa: unidades públicas de saúde, hospitais na região, escolas municipais, estaduais e particulares, veículos de comunicação, recursos materiais públicos (carros e máquinas), recursos humanos, associações de moradores, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), igrejas e radioamadores.

Ademir ressaltou que cada secretário vai receber uma cópia do documento para tomar conhecimento das suas atribuições e deveres no caso de ocorrer uma tragédia no município. Os representantes da Regional de Defesa Civil (Redec) também fizeram o uso da palavra e ressaltaram a importância de toda a comunidade e repartições públicas se envolverem nas ações de defesa civil.

A audiência contou com a presença do subtenente Joilson Silveira Jardim e do subcoordenador da Redec, Major Evi Gomes, e dos secretários municipais de Governo, Ana Paula Giron; Turismo, Raphael Jevaux; Administração, Ângelo Machado; Meio Ambiente, Gustavo Neder; e Assistência Social , Madalena Feuchard Bard.


Fri Notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Defesa Civil de Cantagalo, RJ, lança Plano de Contingência Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias