As Últimas
Publicidade
27 de nov de 2014
Publicidade 2

Cantagalo, RJ, vai iniciar coleta seletiva de lixo a partir de dezembro

Município é o segundo do estado que melhor atua na destinação de detritos.
Ação será a partir do dia 1º de dezembro.


O serviço será feito em toda a cidade
(Foto: Flaviane Azambuja/G1)
Cantagalo, Região Serrana do Rio, vai iniciar, a partir de 1º de dezembro, a coleta seletiva do lixo. O município é o segundo do estado que melhor atua na destinação de detritos, o que levou a cidade a receber, este ano, um repasse de mais de R$ 1 milhão de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS verde.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Neder, no centro do município, onde a coleta é realizada duas vezes ao dia, na parte da manhã será coletado o lixo orgânico, como resto de alimentos e papel de banheiro, e a tarde os resíduos recicláveis: papéis, vidro, plástico e metais. Nas demais localidades, o lixo reciclável será recolhido junto com o orgânico, que devem estar separados em recipientes diferentes.

É importante que a população colabore com a separação correta, para facilitar a reciclagem e principalmente não misturar o lixo orgânico do reciclável, assim como o óleo de cozinha, que deve ser guardado em uma garrafa PET devidamente tampada. Após o recolhimento, o material é doado para a unidade de tratamento de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A Secretaria de Meio Ambiente também alerta para o descarte correto das pilhas e baterias, que devem ser depositadas nos pontos de coleta, que estão em escolas, comércio, secretarias municipais, hospital e Postos de Saúde da Família.

O lixo eletrônico e as lâmpadas devem ser levados à Usina de Reciclagem, localizada no Bairro Novo Horizonte. Os computadores, televisões e demais eletrônicos são doados para a unidade de reciclagem do município de Carmo, também na Região Serrana. Já as lâmpadas são levadas para uma empresa licenciada para descontaminação e reciclagem.

Os resíduos que não se enquadram como lixo doméstico, os móveis, geladeira, fogão e restos de poda, devem ser descartados em dias específicos: na sede do município sempre na segunda e  quarta-feira, de 7h às 16h. Também na segunda e quarta-feira, no mesmo horário, é feito o descarte nos distritos. A primeira semana do mês em Santa Rita da Floresta, a segunda em São Sebastião do Paraíba, a terceira em Euclidelândia e a quarta em Boa Sorte.


Fri Notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Cantagalo, RJ, vai iniciar coleta seletiva de lixo a partir de dezembro Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias