As Últimas
Publicidade
20 de out de 2014
Publicidade 2

Em Rio das Ostras, RJ, aplicativo de celular ensina a cultivar horta.

Alunos de uma escola particular desenvolveram o aplicativo gratuito.
'Agricultura Residencial' dá dicas de como irrigar, cultivar e a muda correta.


Dez alunos de uma escola particular de Rio das Ostras , Região dos Lagos do Rio, se uniram para desenvolver um aplicativo para incentivar a agricultura dentro de casa. O 'Agricultura Residencial' é um programa para tablets e smartphones, com sistema Android, que passa informações sobre os tipos de hortaliças, além de dicas de como fazer uma horta, melhor período para plantio e informações variadas sobre colheita, irrigação e também propriedades nutritivas.

Suporte permite que plantas sejam irrigadas nas janelas (Foto: Leonardo Veloso/Arquivo pessoal)

Mil pessoas já baixaram o aplicativo que é gratuito. Ele ainda ensina as pessoas a fazer adubo em casa, com restos de comida e vegetais Os alunos levaram quatro meses no desenvolvimento.

O sistema é dividido por informações como dicas para cultivar, o tipo de clima necessário na região para cada espécie, quais espécies mais procuradas e que se adaptam ao ambiente local, como cuidar das mudas, o local correto para cultivar as plantas e ainda como realizar o cultivo em pequenos espaços, tais como apartamentos. 

Aplicativo oferece dicas e vídeos
(Foto: Leonardo Veloso/Arquivo pessoal)
"Damos dicas de irrigação, quais tipos de plantas e suas propriedades e temos vídeos que mostram a aplicação do projeto. Ensinamos como fazer o adubo em casa. É uma forma simples, organizada e barata de fazer uma horta. Já tivemos mais de duzentos comentários de interação de pessoas que colocaram em prática as dicas", explicou a aluna Sophia Saraiva. 

A partir do aplicativo, outros projetos foram desenvolvidos, como um suporte de hortas suspensas que podem ser instaladas nas janelas de casa. Por meio dele, as plantas são irrigadas automaticamente depois que a dona de casa programa um timer.

"Fizemos vários protótipos até chegarmos a esse que funciona e bem. Algumas casas da cidade já compraram a ideia e estão utilizando. A pessoa pode programar a irrigação usando o timer. Ele vai acionar o sistema - basicamente feito com uma mangueira transparente, uma bomba para aquário e água -, que libera a água, por gotas, nos dois andares do suporte", ensinou Caio Maia. 

Para desenvolver o protótipo do suporte, Caio disse que foram investidos R$ 50 na compra dos equipamentos. A ideia agradou a aposentada Anir da Costa. Ela utiliza o suporte e o aplicativo para aumentar a horta que possui em casa e ter dicas de como tratar da plantação que tem no quintal de casa. 

"Gostei muito do aplicativo. Por ele conseguir me informar e ir muito mais além. Com as ideias e dicas do aplicativo estou investindo ainda mais na minha horta e plantas. Com o tempo vou me atualizando e aprendendo a mexer mais ainda nele", comentou dona Anir. 

Dicas do aplicativo
Cultivar uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de alimentos plantados, é sempre bom. bom para a saúde e o bem-estar da família, que irá ingerir alimentos mais saudáveis e livres e agrotóxicos, e também para o meio ambiente, que deixará de receber produtos químicos e ter seus recursos naturais, como solo e água, explorados de forma insustentável. fazer uma horta em casa aumenta o seu contato com a natureza e economiza nas feiras e supermercados


É preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora de montar a sua horta. Elas podem ser feitas em todos os tipos de casas e apartamentos, só precisam ser adaptadas ao espaço e aos recursos disponíveis.

Clima - Ele é determinante na adaptação de certas culturas e deve ser levado em consideração na seleção de variedades. As diferenças entre estações, quanto à temperatura e volume de chuva, devem ser verificados, servindo como base para um calendário de épocas de plantio.

Solo - Muita atenção ao tipo e cuidado do solo. O solo é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. Devem ser analisados em seus aspectos físico (textura e estrutura), químico (nutrientes) e biológico (organismos vivos existentes no solo).

Vídeos oferecem outras dicas como horta com garrafa pet (Foto: Leonardo Veloso/Arquivo pessoal)

Local - O lugar da instalação da horta tem de ser de fácil acesso, maior insolação possível, água disponível em quantidade e próxima ao local. Não devem ser usados terrenos encharcados. Os canteiros devem ser feitos na direção norte-sul, ou voltados para o norte para aproveitar melhor o sol. No local da horta não é aconselhável a entrada de galinhas, cachorros ou coelhos.

Espécies - Escolha com cuidado o tipo de vegetal que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Informe-se na hora de comprar as mudas e sementes e verifique se aquele tipo irá se adequar à sua horta.

Dentro de casa - Para montar uma horta em espaços pequenos, como apartamentos, prefira os vasos. E eles podem ser de qualquer tamanho, apenas assegure-se de só plantar espécies que irão se adaptar ali.

Dicas para começar sua horta
1. Escolha um vaso com furos;
2. Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;
3. Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;
4. Espalhe um pouco de areia;
5. Plante as mudas;


Passo a passo
1.Revolver o solo com enxada ou pá, deixando a terra bem solta e fofa;
2. Misturar o composto orgânico;
3. Deixar o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno;
4. A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,20 m;
5. Marcar os espaçamentos (exemplo: os pés de alface devem ficar a dois palmos um do outro);
6. Posicionar as mudas de maneira intercalada, em forma de triângulo, para evitar a erosão;
7. Misturar as sementes com areia e espalhar com a mão sobre o canteiro de maneira mais uniforme possível;
8. Regar pelo menos uma vez ao dia. Em regiões quentes, duas vezes ao dia até as mudas emergirem. Regar nas horas frescas, de preferência pela manhã.


Mãos à obra
1. Monte a sua horta orgânica em uma área sem muito movimento. Se você tiver animais, coloque uma cerca de bambu, madeira ou outro material para que eles não entrem.  Escolha um lugar que receba muito sol. Se você mora em uma região seca, é preciso ter uma fonte de água próxima.
2. Limpe a área que será plantada. Você precisa tirar as ervas, o capim, as plantas velhas e as pedras. Aproveite esses resíduos naturais para produzir seu próprio adubo natural.
3. Are a terra quando tiver limpado o terreno. Use enxada ou arado para remover bem. A terra deve estar úmida para ser arada.
4. Coloque o composto orgânico na terra para que ela seja mais fértil e as frutas, verduras e legumes cresçam facilmente. Espalhe uma camada de 4 centímetros de adubo e misture bem com a terra da superfície.
5. Para plantar, faça um desenho da sua horta. Informe-se sobre como cresce cada fruta, verdura e legume que você pretende plantar, como eles devem ser agrupados e qual é a distância necessária entre eles para um bom crescimento.
6. Faça sulcos a cada 30 centímetros, que atravessem a horta inteira. Isso organizará suas frutas e verduras e permitirá que você se desloque sem problemas pela plantação. Coloque tijolos, pedras ou madeiras dentro desses sulcos para poder andar sem pisar nas plantas.
7. Siga as instruções das embalagens das sementes. Informe-se sobre o crescimento e agrupe-as de acordo com as informações que você obteve ou as indicações de um especialista.
8. Proteja a sua horta contra pragas e insetos. Remova as ervas-daninhas que crescerem entre as plantas, já que elas absorvem a água que a sua horta precisa para crescer.


Dicas sobre o terreno - Se o seu terreno é muito argiloso, acrescente areia junto com o adubo, para ele ficar mais permeável à água. A irrigação é fundamental para um bom crescimento. o sistema por gotejamento é o ideal. Você pode colocar palha nos sulcos para evitar o crescimento de ervas-daninhas. Os tempos de crescimento de cada verdura, cada fruta e cada legume são diferentes, assim como as estações do ano em que cada um deve ser plantado. Informe-se bem a respeito e confira a tabela abaixo para saber quando plantar cada muda.

Tipos de mudas / época de  plantio colheita  
Alface -  ano todo
Beterraba - fev-jul
Brócolos - fev-jul
Cebolinha - ano todo
Cenoura - ano todo
Coentro - ano todo
Couve flor - ano todo
Couve manteiga - mar-jun
Repolho comum e roxo - abr-jun
Salsa - set-mar



Fri Notícias/ G1 Região dos Lagos


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Em Rio das Ostras, RJ, aplicativo de celular ensina a cultivar horta. Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias