As Últimas
Publicidade
15 de out de 2014
Publicidade 2

Aeronaves lançam 25 mil litros de água sobre incêndios em Petrópolis

Calembre, Barra Mansa e Parque Nacional tiveram prioridade.
Previsão é de que três helicópteros atuem nesta quinta-feira (16).


Quatro aeronaves e 164 homens do Corpo de Bombeiros atuaram no combate as queimadas em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, nesta quarta-feira (15). Os helicópteros fizeram 50 lançamentos que somaram 25 mil litros de água. Segundo o subcomandante dos bombeiros na Área Serrana, Vitor Leite, as equipes trabalharam em 13 focos, sendo que no Calembe e em Barra Mansa as chamas chegaram perto das casas. A previsão é de que três aeronaves iniciem os voos às 6h30 da manhã desta quinta-feira (16). Uma delas deverá atuar na área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), afetado pelo fogo desde segunda-feira (13).

Trabalho na manha desta quarta-feira (15) das equipes do Rebio-Araras em conjunto com o Corpo de Bombeiros.  Foto: Rebio Araras/Divulgação

Apesar do aumento da umidade do ar e do clima mais ameno, as queimadas continuam dando trabalho na cidade serrana, que chegou ao oitavo dia de enfrentamento. O trabalho é feito por equipes do Corpo de Bombeiros, Parnaso, Ibama e Reserva Biológica de Araras (RBA). O combate no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que até o momento era feito exclusivamente por equipes do próprio parque e do Ibama, ganhou o reforço de 29 bombeiros nesta quarta-feira.

As chamas se alastraram e estão próximas ao campo de altitude, local de vegetação altamente inflamável. “O foco que estava na região do Mata Porcos seguiu na direção da parte alta. A intenção é evitar que o fogo alcance aquela área, que além de ser altamente inflamável é rica em bromélias e orquídeas, tendo, inclusive, espécies raras”, explicou o chefe do Parnaso, Leandro Goulart.

Secretário, no 4º distrito, e Barra Mansa, localidade que fica no km 47 da BR-040, também vão receber atenção especial nesta quinta-feira (16). Segundo o subcomandante dos bombeiros, os chamados feitos pela população indicam que os focos estão próximo às casas. “Primeiro fazemos um voo para identificar as áreas mais críticas e assim determinamos a logística do dia. Este é o procedimento adotado toda manhã”, esclareceu Vitor Leite.


Fri Notícias/G1 Região Serrana
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Aeronaves lançam 25 mil litros de água sobre incêndios em Petrópolis Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias