As Últimas
Publicidade
1 de set de 2014
Publicidade 2

Teleférico de Friburgo, RJ, passa por novo teste de segurança

Três simulados foram realizados na manhã desta segunda-feira (01). Simulações foram feitas a pedido do Corpo de Bombeiros.

Três testes foram realizados no primeiro trecho do Teleférico, localizado na Praça do Suspiro, no Centro de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (01). As simulações foram realizadas a pedidos do Corpo de Bombeiros do município com o apoio da Defesa Civil e do Tiro de Guerra.

Bombeiros realizaram três testes no teleférico nesta segunda (01). (Foto: Divulgação)

Os testes tinham como objetivo assegurar o bom funcionamento do ponto turístico. A primeira fase do simulado consistiu em colocar as vinte e duas cadeiras em movimento com duas pessoas sendo transportadas em cada uma delas. O cabo de aço, que aguentam até 40 toneladas.

Na segunda fase, o motor principal do teleférico foi desligado para que o motor de emergência pudesse ser acionado. A ideia era avaliar quanto tempo demora para que a troca de motores seja concluída.

O último teste foi a simulação de uma pane geral no equipamento. Neste caso, o cabo de aço é rebaixado e funcionários do ponto turístico se dirigem às quatro torres, localizadas ao longo do percurso, para dar auxílio na descida de cada passageiro.

“Nos dispomos a atender a todos os testes solicitados. O teleférico já passou por outros simulados e está apto a visitação de todos”, afirma Rodolfo Acri, proprietário do ponto turístico.

O Teleférico foi reaberto em junho deste ano, após ter sido interditado por três anos por conta da tragédia em janeiro de 2011. No ano passado foram realizados testes de carga no ponto turístico pela Defesa Civil. Segundo o secretário da pasta, o local está completamente seguro.

“Outros testes foram realizados no ano passado e atestamos a segurança do local. Não encontramos nenhuma irregularidade nos simulados realizados na manhã de hoje (segunda-feira), sendo assim, o teleférico continua aberto a visitação”, concluiu o coronel João Paulo Mori, secretário de Defesa Civil.

O Teleférico de Nova Friburgo funciona de terça a domingo, de 9h às 17h. O valor dos ingressos é R$ 10 para moradores da cidade, mediante apresentação de comprovante de residência, e R$ 15 para turistas.


Fri notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Teleférico de Friburgo, RJ, passa por novo teste de segurança Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias