As Últimas
Publicidade
9 de set de 2014
Publicidade 2

Moradores de Trajano de Moraes, RJ, sofrem com a falta de água

Comunidade de Lagoinha está sem abastecimento regular desde dezembro. Tubulação que abastece o local passa por dentro de propriedade particular.

Foto: Divulgação
Os moradores da Comunidade de Lagoinha em Trajano de Morais, na Região Serrana do Rio, estão sofrendo com a falta de água na localidade. Desde dezembro do ano passado, a região não tem abastecimento regular. A tubulação que abastece o local passa por dentro de uma fazenda e o dono não permiti acesso a ela.  Uma decisão judicial obriga a prefeitura a corrigir o problema, mas até agora nada foi feito.

Para o comerciante Jorge Marine, dono de um bar na comunidade, os prejuízos só estão se acumulando. "Estamos sem uma gota na torneira, por isso só estamos abrindo o estabelecimento nos fins de semana. Acabamos usando a água que revendemos ", afirma Jorge. 

Segundo os moradores, um ribeirão que passa próximo às casas, que recebe esgoto e serve aos pastos da região tem ajudado já que a água do caminhão-pipa, que vai uma vez por semana à comunidade, não dura nem três dias. 

A escola da Lagoinha também tem enfrentado dificuldades com a falta d'água. "As aulas foram interrompidas em agosto porque não tinha condições de preparar merenda e nem manter o espaço limpo", conta a dona de casa mãe de uma aluna da instituição, Angélica Nascimento.

No posto de saúde a situação também é complicada. O médico só atende duas vezes ao mês e o dentista vai uma vez por semana. Além disso, sem água, várias consultas foram canceladas. Nas casas as louças ficam empilhadas em cima da pia porque a única água disponível não tem condições de uso. 

Alguns moradores não suportaram viver sem água e abandonaram suas casas. A aposentada Osvaldina Delfina ainda continua vivendo na localidade, mas admiti que não sabe até quanto tempo vai continuar por lá. "Não consigo nem fazer um café pela manhã porque nem para isso eu tenho água. Está difícil, tem hora que penso em ir embora daqui. Comemorei aniversário recentemente, reuni a família que mora em outras cidades, cantamos o parabéns, mas meu presente mesmo seria ter água de novo", conta Osvaldina.

"Tenho que cuidar das minhas pernas inchadas, passar cremes, mas não posso porque não tenho como lavar depois", desabafa as lágrimas a moradora Antônia de Andrade, de 81 anos. 

A Prefeitura de Trajano de Moraes informou, por telefone, que uma equipe da Secretaria de Obras está, nesta segunda-feira (8), na localidade Lagoinha trabalhando para restabelecer o fornecimento de águas aos moradores.


Fri notícias/G1.com


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Moradores de Trajano de Moraes, RJ, sofrem com a falta de água Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias