As Últimas
Publicidade
25 de ago de 2014
Publicidade 2

Ciclistas de Friburgo, RJ, reclamam da falta de ciclovias na cidade

Centro da cidade tem apenas um quilometro de ciclovia. Projeto existe, mas ainda não há previsão para início das obras.


Andar de bicicleta faz bem para a saúde e para o meio ambiente, e isso não é novidade. No entanto, a população de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte, tem vivido uma situação complicada.


Há apenas um quilômetro de cilcovia no Centro da cidade (Foto: Reprodução / Inter TV)

Com apenas um quilômetro de ciclovia no centro da cidade, na Avenida Galdino do Vale Filho, ciclistas friburguenses se arriscam entre os carros e ocupam as calçadas. Realidade bem diferente de cidades europeias como Amsterdã e Berlim. Só na capital da Alemanha são 750km de ciclovia.

“Tenho que andar ao lado dos carros, é muito perigoso, mas não tem jeito. As ciclovias da Europa são incríveis, seria um sonho ter ao menos algo parecido aqui na cidade”, diz o comerciante, Aírton Dornelas, que usa sua bicicleta diariamente.

Nas lojas especializadas em produtos para ciclistas as reclamações sobre a falta de ciclovias também são frequentes. “Muitas pessoas estão deixando de andar de bicicleta por causa da falta de lugares adequados e por medo de acidentes, já que é preciso pedalar na pista”, conta o vendedor Luiz Nepomuceno.

Roberto Valle, por exemplo, é morador de Nova Friburgo e fã do meio ambiente. No ano passado chegou a participar de movimentos conhecidos como “Bicicletadas” para mobilizar o poder público a criar mais ciclovias na cidade.

De acordo com a prefeitura municipal, existe um projeto para a construção de uma ciclovia em Nova Friburgo. Serão 27 quilômetros que ligarão o distrito de Conselheiro Paulino ao Centro e Debossan. A ciclovia terá 2.603 metros ao custo de 2,5 milhões de reais.


Fri Notícias/G1.com




Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Ciclistas de Friburgo, RJ, reclamam da falta de ciclovias na cidade Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias