As Últimas
Publicidade
24 de jun de 2014
Publicidade 2

Teleférico de Friburgo, RJ, já cumpriu normas do Corpo de Bombeiros

Funcionamento depende agora de autorização da prefeitura. Corpo de Bombeiros havia exigido normas de segurança.

O teleférico está parado desde a tragédia de 2011
(Foto: Theo Ian Cavalcanti/G1.com)
O teleférico de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio,  poderá voltar a funcionar ainda este mês, segundo informou o Corpo de Bombeiros. A corporação exigiu do proprietário do ponto turístico, Rodolfo Acri, o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico, além da colocação de extintores e mangueiras de água.

Segundo João Luiz de Moraes, comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), todas as exigências foram cumpridas e os documentos serão entregues ao prefeito Rogério Cabral nesta terça-feira (24).

Relembre o caso
Em julho do ano passado, o teleférico passou por teste de resistência feito por agentes da Defesa Civil. Foram colocados sacos de areia com 140 quilos em cada cadeira para avaliar os riscos e a segurança. Na época, a estrutura foi aprovada.

Atualmente, após as obras na encosta da Praça do Suspiro, os responsáveis técnicos garantem que todos os detalhes operacionais foram checados e o local está em perfeitas condições de uso. "Já perdi mais de R$ 6 milhões e já cumpri todas as exigências da Justiça. Não tem mais o que fazer", disse Rodolfo Acri, proprietário do ponto turístico, com esperança do empreendimento ser liberado nos próximos dias.

Em fevereiro deste ano, a juíza da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, Paula do Nascimento Barros Gonzales Teles, decidiu que o teleférico na Praça do Suspiro poderia voltar a funcionar totalmente. O ponto turístico estava interditado desde a tragédia que atingiu a Região Serrana em janeiro de 2011 e passou por diversos laudos técnicos para a sua liberação. Apesar disso, a prefeitura exigiu alvará de funcionamento e outros documentos. A expectativa é que o local volte a funcionar nesta sexta-feira após apresentação dos documentos do Corpo de Bombeiros e apresentação ao chefe do executivo.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Teleférico de Friburgo, RJ, já cumpriu normas do Corpo de Bombeiros Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias