As Últimas
Publicidade
26 de mar de 2014
Publicidade 2

Merenda escolar em Duas Barras, RJ, está precária e falta alimentos

Segundo pais de alunos, faltam alimentos e variedade no cardápio. Prefeitura alega atrasos em processo licitatório.

Qualidade da merenda está sendo criticada pelos
pais de alunos (Foto: Reprodução/TV Morena)
Pais de alunos de creches e escolas municipais de Duas Barras, Região Serrana do Rio, estão insatisfeitos com a qualidade da merenda escolar oferecida para as crianças. Falta variedade de alimentos e as refeições são repetidas, com ausência de carne e outros itens. O problema está acontecendo há mais de um mês. Além disso, também há carência de material de limpeza.

Maria de Fátima, mãe de um aluno da Creche Escola Municipal Berenice Soares Silveira, está revoltada com a situação. “A prefeitura tem verba para alimentação. Fiquei sabendo que até esta quarta-feira tem merenda. Depois não tem”, disse, lembrando que a escola também não possui material de limpeza.

“Isso prejudica as crianças. Tem dia que elas estão comendo macarrão com feijão. Não tem carne. Sem falar que só servem ovo. É frito, mexido, cozido, na farofa. É um absurdo”, frisou Maria. Segundo ela, a situação acontece em outras unidades escolares do município. “Nunca vi faltar merenda em escola”, ressaltou, cobrando uma solução da prefeitura.

A secretaria de Educação do município informou que o problema será solucionado nesta quarta-feira (26). De acordo com Albertina Wermelinger, secretária de Educação, o problema na entrega de alguns alimentos aconteceu devido ao atraso na homologação do processo licitatório.

“O fornecedor de carne também entregará a mercadoria mediante a liberação dos empenhos, que só podem ser liberados após a homologação, já realizada na data de hoje”, disse Albertina, lembrando que o cardápio foi adaptado por conta da falta de alguns tipos de alimentos. Segundo a secretária, a ideia foi adequar as refeições sem comprometer os dias letivos, sem deixar os alunos com o mínimo de alimentação.

Sobre o material de limpeza, Albertina disse que também houve atraso na licitação e que o documento será liberado nesta quarta-feira (26).

Gastos com a merenda escolar
Segundo informações da própria secretaria de Educação do município, são gastos R$ 700 mil com merenda escolar. A rede municipal possui nove escolas e duas creches, sendo uma delas com atendimento de crianças a partir de seis meses. A entrega dos alimentos acontece semanalmente, de acordo com solicitação da unidade escolar.

Com o material de limpeza, o município gasta R$ 70 mil.


Fri Notícias/G1.com


Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Merenda escolar em Duas Barras, RJ, está precária e falta alimentos Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias