As Últimas
Publicidade
24 de mar de 2014
Publicidade 2

Friburgo, RJ, inicia os preparativos para o Festival de Trutas

Evento será apresentado em reunião nesta segunda-feira (24). Festival está previsto para começar em novembro.

Os pratos com a truta assumem diferentes cores e
sabores (Foto: Érica Castro)
O 8º Festival de Truta de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, será lançado às 16h30 desta segunda-feira (24) na sede da Firjan. Durante o evento, será apresentada uma pesquisa realizada pelo Sebrae com o balanço do ano passado e expectativas para este ano. Também será apresentado o projeto desta edição do festival que movimenta e atrai turistas para a cidade. Tradicionalmente, o festival é realizado em novembro, mas o Convetion e Visitors Bureau já está ajustando os detalhes.

Hotéis, pousadas e restaurantes de Nova Friburgo estão preparando novidades para o festival, diversificando a variedade de pratos e novidades com o peixe.

Capital da truta
Nova Friburgo produz cerca de 12 toneladas de truta por mês, se consolidando como capital da truta por estar em primeiro lugar na produção do peixe no Estado do Rio de Janeiro. Produzida em águas limpas e correntes, a truta é um peixe exigente, que só sobrevive em temperaturas entre 10ºC e 19ºC. Rica em ômega 3, além de muito saborosa, se tornou prato obrigatório nos restaurantes e pousadas do município.

Benefícios do peixe
Introduzido em 1952 no Rio Macaé, a truta, originária da Dinamarca, encontrou nas águas frias, puras e cristalinas de Nova Friburgo, o ambiente ideal para sua reprodução e sobrevivência.
Hoje, a truta é um dos peixes mais apreciados pelos chefs de todo o mundo, por conta da sua carne tenra, saborosa e espinha dorsal única, que facilita o preparo e a degustação.

Assim como o salmão e o atum, a truta possui ômega-3 e baixo teor de calorias, auxiliando no combate do colesterol ruim e na perda de peso. Com alto valor nutritivo, a truta ainda é rica em cálcio, fósforo, selênio, sais minerais e vitaminas.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Friburgo, RJ, inicia os preparativos para o Festival de Trutas Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias