As Últimas
Publicidade
12 de fev de 2014
Publicidade 2

Tempo quente e seco favorece as queimadas na Região Serrana

Janeiro em Nova Friburgo teve 30 focos de incêndio; Petrópolis teve 29. Falta de chuva permite ao fogo se alastrar com facilidade na vegetação.


As condições climáticas têm colaborado para o aumento das queimadas na Região Serrana do Rio. Somente em Nova Friburgo, foram registrados 30 incêndios em vegetação no mês de janeiro. O número é cinco vezes maior do que o referente ao mesmo período de 2013. Em Petrópolis, a falta de chuva levou a Unidade de Conservação Reserva Biológica de Araras a intensificar a fiscalização em áreas onde há sítios e fazendas. O objetivo é inibir a prática da queima de lixo orgânico, principal causa das queimadas que caracterizam crime ambiental.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, o fogo em vegetação ocorre com mais frequência em bairros afastados do Centro, afetando áreas de mata fechada. “Este ano estamos com um número de ocorrências três maior em toda a região, em comparação com o ano passado”, afirma o major dos bombeiros Fábio Gonçalves. Em Petrópolis foram 29 focos de incêndio no primeiro mês do ano.

No bairro Cascatinha, em Nova Friburgo, é possível ver o estrago feito pelo fogo. A fumaça chega a dificultar a respiração e quem mais sai prejudicada é a fauna. Muitos animais morrem ou sofrem queimaduras graves. Segundo o ambientalista Fernando Cavalcanti, o tempo quente e seco é provocado por uma camada de alta pressão. “Ela impede que a umidade vinda do oceano chegue à nossa região”, explica.

Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Tempo quente e seco favorece as queimadas na Região Serrana Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias