As Últimas
Publicidade
13 de fev de 2014
Publicidade 2

Profissionais da educação em Nova Friburgo, RJ, fazem nova paralisação

Paralisação é de 24 horas e cobra planos de cargos e salários. Segundo o Sepe, prefeitura não cumpriu o acordo.

Vários estudantes da rede municipal de ensino de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, não tiveram aulas nesta quinta-feira (13). Profissionais da educação estão realizando uma paralisação de 24 horas já que, segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), a prefeitura não enviou o Plano de Cargos e Salários para aprovação da Câmara de vereadores, dentro do prazo estabelecido.

Às 16h desta quinta o Sepe realiza uma assembleia na sede do Sindicato dos Têxteis de Nova Friburgo com os profissionais, onde serão discutidos o piso nacional da categoria e o plano de carreira.

Segundo o prefeito da cidade, Rogério Cabral, a prefeitura já concedeu um aumento de 25% para os professores e 10% para todos os servidores públicos. Ele ressaltou que a prefeitura tinha o desejo de regularizar o Plano de cargos e Salários dos profissionais, mas o Sepe não quis negociar no período de férias. “Com isso, as aulas começaram no dia 5 e já teve paralisação”, disse Rogério.

O prefeito disse ainda que não irá negociar o plano de carreira com o Sepe, e sim, com o Sindicato dos Servidores Públicos. “O Plano de Cargos e Salários será para todos os servidores”, explicou.

Relembre o caso
A categoria iniciou uma greve de advertência por 72 horas no dia 18 de setembro e deflagrou uma paralisação por tempo indeterminado no dia 23 de setembro, após uma assembleia no Sindicato dos Têxteis de Nova Friburgo.

Na época, a categoria solicitava a incorporação do abono salarial de R$ 130 ao piso da classe, a chamada dos concursados de 1999 e 2007, plano de cargos e salários aos profissionais e reposição salarial dos últimos anos. A paralisação terminou no dia 8 de outubro, totalizando 21 dias sem aulas em cerca de 80% das escolas e creches municipais que aderiram ao movimento, segundo dados do Sepe. Já a secretaria de educação alegava que apenas 33% das unidades escolares aderiram total ou parcialmente.


Fri notícias/G1,com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Profissionais da educação em Nova Friburgo, RJ, fazem nova paralisação Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias