As Últimas
Publicidade
3 de fev de 2014
Publicidade 2

Aeroporto em Nova Friburgo, RJ, depende de viabilidade técnica

Departamento de Controle do Espaço Aéreo realizará estudos na cidade. Moreira Franco, Ministro da Aviação, já tinha anunciado o aeroporto.

Foto: Divulgação/Internet
Nova Friburgo, RJ, foi uma das 270 cidades brasileiras escolhidas pelo governo federal para receber um aeroporto de pequeno ou médio porte. O investimento no estado do Rio será de R$ 273 milhões. No entanto, a viabilidade do empreendimento depende de uma avaliação técnica devido à topografia acidentada do município. A questão foi discutida na última sexta-feira (31), no Rio de Janeiro, numa audiência do prefeito Rogério Cabral com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.

"Lógico que queremos o aeroporto, mas estamos tratando o assunto com muita cautela. Antes de tudo precisamos saber se existe a viabilidade técnica para que ele seja construído. O ministro Moreira Franco determinou que o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) realize este estudo imediatamente", disse Rogério Cabral.

Durante o encontro, o prefeito destacou a importância econômica do aeroporto regional que atenderia uma demanda turística e empresarial da Região Serrana. A única área disponível para a construção fica no terceiro distrito, próximo ao Ceasa de Conquista e onde está previsto a instalação do Condomínio Industrial, Centro de Convenções e Parque de Exposições de Nova Friburgo. Caso o estudo de viabilidade técnica seja aprovado, o aeroporto poderá receber uma pista de pouso e decolagem de até 1,4 mil quilômetros com capacidade de receber aeronaves de médio porte.

O prefeito entregou ao ministro da Secretaria de Aviação Civil e representantes do Banco do Brasil, além da Secretaria Estadual de Transporte, documentos no qual destaca o interesse do município em receber o aeroporto. "Tudo irá depender da viabilidade técnica. Queremos saber de uma vez por todas se é viável ou não", frisou.

O secretário municipal da Casa Civil e de Projetos Especiais, Edson Lisboa, e o presidente da Fundação D. João VI, Alexandre Meinhardt, acompanharam o prefeito na reunião no Rio de Janeiro.


Fri notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Aeroporto em Nova Friburgo, RJ, depende de viabilidade técnica Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias