As Últimas
Publicidade
29 de jan de 2014
Publicidade 2

Usina de lixo em Cordeiro, na Região Serrana do RJ, será reativada

Local está desativado há 10 anos e será administrado por cooperativa. Recuperação do espaço já começou a ser feita pelo município.

A Prefeitura de Cordeiro, Região Serrana do Rio, iniciou a recuperação da usina de reciclagem de lixo do município, desativada há cerca de dez anos. De acordo com Salomão Lemos, prefeito da cidade, foram iniciados serviços de limpeza e recuperação das estruturas física e operacional da usina. O local deve voltar a funcionar no mês de março.

Usina de lixo da cidade está desativada há cerca de dez anos (Foto: Ascom Cordeiro/Divulgação)

Quando a usina estiver operando normalmente, ela será administrada por uma Cooperativa de Catadores. No galpão de recepção, duas pessoas estarão atuando. Já na esteira de triagem trabalharão 14 catadores. A usina contará também com um moinho para triturar o lixo orgânico.

Os depósitos do lixo orgânico receberão também os galhos provenientes de podas de árvores e o material triturado será transformado em adubo. Já os depósitos destinados ao rejeito estarão disponíveis para que empresa especializada recolha o que for armazenado e transporte para aterro sanitário.

Usina de lixo Cordeiro (Foto: Ascom Cordeiro/
Divulgação)
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Lauro Conde, a prefeitura está recuperando a usina para cumprir o estabelecido na Lei 12.305/2010, que regulamenta a destinação correta dos resíduos sólidos. “Teremos ainda um local destinado ao entulho de obras, que será moído e utilizado na melhoria de estradas vicinais. Mas só aceitaremos o entulho que não estiver misturado ao lixo”, informou Lauro.

Acompanhando de perto o processo de recuperação da usina, o prefeito Salomão Lemos afirmou que pretende conscientizar a população com relação à separação do lixo, inclusive com a instalação de lixeiras específicas nas vias públicas e nas escolas. “Precisamos contar com o apoio da comunidade, pois a usina vai dar destino correto ao nosso lixo e ainda gerar empregos através da cooperativa de catadores”, explicou..


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Usina de lixo em Cordeiro, na Região Serrana do RJ, será reativada Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias