As Últimas
Publicidade
11 de jan de 2014
Publicidade 2

Tragédia provocada por chuvas na Região Serrana completa três anos

Nova Friburgo foi a única cidade que entregou casas populares até agora. Cidade passou por algumas obras após a tragédia.

Situação em Friburgo, RJ, após a chuva de 2011
Neste domingo (12) a maior tragédia climática do Brasil completará três anos. A madrugada do dia 12 de janeiro de 2011 foi marcada por um forte temporal que atingiu diversas cidades da Região Serrana do Rio, entre elas Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Os morros deslizaram, diversos rios transbordaram e centenas de pessoas morreram. De acordo com o Governo do Estado do Rio, ainda há 121 desaparecidos e 918 pessoas morreram vítimas da forte chuva.

A cidade de Nova Friburgo foi a única que entregou as casas populares para os desabrigados da tragédia. Além das casas, 30 muros de contenção foram construídos em nove comunidades, todos eles financiados pelo estado e pelo Governo Federal. Em outros oito locais o trabalho continua. O Rio Bengalas, o principal da cidade, está sendo canalizado.

Mesmo com as obras e as mudanças visíveis na cidade, a preocupação continua. Uma empresa de consultoria contratada pela Defesa Civil de Nova Friburgo mapeou o município. O estudo identificou 21.288 áreas com risco de deslizamentos ou inundações. Ou seja, milhares de famílias ainda vivem bem perto do perigo.

Apartamento foram construídos na estrada que liga
Conselheiro à Riograndina (Foto: Daniel Marcus)
Das quase cinco mil casas populares prometidas pelo Estado para a Região Serrana há três anos, 966 foram entregues, todas em Nova Friburgo. A maioria das unidades fica em um conjunto habitacional no distrito de Conselheiro Paulino. Uma comunidade que surge e vai crescer ainda mais nos próximos meses, já que novos prédios estão sendo construídos. Eles têm mais 1.300 apartamentos.

Ainda não há data marcada para a inauguração, mas, segundo o Governo do Estado, a entrega das chaves deverá ser feita em 2014. São as últimas unidades previstas no projeto para as famílias que ficaram desabrigadas na cidade depois do temporal de 2011.



Fri notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Tragédia provocada por chuvas na Região Serrana completa três anos Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias