As Últimas
Publicidade
17 de jan de 2014
Publicidade 2

Inscrições estão abertas em Nova Friburgo, RJ, para curso no CREM

Centro de referência da mulher será sede para aulas do Pronatec. Órgão terá parcerias com justiça e Governo Federal em 2014.

CREM vai contar com o apoio da Justiça.
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo)
O Centro de Referência da Mulher (CREM) de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, realiza inscrições para o curso de maquiagem promovido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas terão início na primeira semana de fevereiro, são gratuitas e oferecidas para pessoas a partir dos 16 anos. Documentos de identidade, CPF e comprovante de residência são necessários para fazer a inscrição. O objetivo do centro é dar autonomia à mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. As interessadas devem procurar o órgão na Rua Alberto Braune, nº 223, no Centro da cidade.

O CREM ficará responsável também pelas inscrições para outros cursos do Pronatec que irão acontecer na sede do Senai, na Rua Prefeito Eugênio Müller, nº 220, no Centro de Nova Friburgo. As medidas fazem parte das ações que serão desenvolvidas em 2014 pelo CREM. Além das capacitações, o centro de referência vai desenvolver projetos em parceria com o Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar.

A juíza titular, Juliana El-Jaick, participou da reunião realizada no CREM nesta quinta-feira (16), onde foram traçadas metas para este ano. Uma delas será a implantação de encontros periódicos, com a instalação de grupos de reflexão para homens e o acompanhamento nos processos judiciais. Segundo a coordenadora do centro de referência, Rosângela Cassano, “a intenção é trabalhar com todos os envolvidos no problema, para alcançar melhores resultados”.

Um dos principais impedimentos apontados pelas vítimas para se desvincular do agressor é a dependência financeira. Dessa forma, o incentivo aos cursos profissionalizantes e de capacitação têm como objetivo viabilizar a independência da mulher. “Isso ocorre especialmente na área rural. Também vamos investir em atividades que possam ser desenvolvidas em casa, já que muitas são mães e não têm com quem deixar as crianças”, explica Rosângela, acrescentando que a melhora da auto-estima também faz parte do trabalho desenvolvido.

O CREM dará todo o suporte às mulheres vítimas de violência, o que inclui auxílio para transporte e lanche para aquelas inscritas nos cursos. Na primeira semana de fevereiro serão abertas as inscrições para outras áreas, como cuidadora de idosos e de crianças, além de auxiliar administrativa e modelagem. As aulas começarão no dia 28 de fevereiro. As interessadas devem avaliar qual a melhor opção, já que só é permitido frequentar um curso por vez. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2525-9226.


Fri Notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Inscrições estão abertas em Nova Friburgo, RJ, para curso no CREM Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias