As Últimas
Publicidade
16 de set de 2013
Publicidade 2

Friburgo, RJ, promove reunião para discutir melhorias para deficientes

Encontro foi aberto à população e aconteceu nesta segunda-feira (16). Representantes de 15 municípios da região serrana participaram.

Foto: Divulgação
Discutir as dificuldades enfrentadas pelas pessoas portadoras de deficiência. Esse foi o objetivo de um encontro, aberto à população, nesta segunda-feira (16), em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. O debate, organizado pela Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembléia Legislativa do Estado (Alerj), aconteceu na Câmara de Vereadores e foi o primeiro compromisso de uma série de atividades que têm como objetivo garantir direitos.

A audiência pública reuniu representantes de 15 municípios da Região Serrana. Foram discutidas políticas públicas para pessoas com deficiência, com o objetivo de mapear as principais dificuldades e apontar possíveis soluções para melhorar o atendimento aos portadores de deficiência.

Um levantamento divulgado pela Alerj mostra que pelo menos 15% da população do estado possui algum tipo de deficiência.  Apenas 32 dos mais de 90 municípios fluminenses já têm conselhos formados para discutir os problemas enfrentados pelos deficientes. Durante o encontro, várias instituições de apoio cobraram ajuda do poder público.

Durante dois dias, um curso de capacitação oferecido pela Alerj vai formar um núcleo de trabalho. O quarto já montado no estado. Além de apontar os problemas, o objetivo é exigir a a garantia dos direitos das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

O curso é de graça, e começa nesta terça-feira (17), na Associação Pestalozzi de Nova Friburgo, que fica na rua Souza Cardoso, 403, no bairro Lagoinha. Mais de 500 pessoas já foram capacitadas no interior do estado.


Fri notícias/G1.com
Publicidade 2
  • Comentários
  • Comentários no Facebook
Item Reviewed: Friburgo, RJ, promove reunião para discutir melhorias para deficientes Rating: 5 Reviewed By: Portal Fri Notícias